Transcrição Relevância do estudo da psicologia positiva
O estudo e a aplicação da psicologia positiva oferecem múltiplos beneficios que afectam significativamente a qualidade de vida e o bem-estar geral das pessoas.
Não se trata de um mero conhecimento teórico. Trata-se de um conjunto de principios e ferramentas que, quando postos em prática, podem transformar a experiência de vida.
Transformação da perspetiva de vida
Um dos principais contributos da psicologia positiva é a capacidade de viver de uma forma notavelmente diferente, com uma visão renovada da vida.
Ao pôr em prática os seus conceitos, é possivel obter uma perceção da felicidade diferente das concepções populares, promovendo uma existência mais saudável do ponto de vista emocional, mental e até fisico.
Esta transformação reflecte-se numa maior capacidade de apreciar e gerar momentos positivos, mesmo no meio das dificuldades inerentes à vida.
Desenvolvimento da resiliência
A psicologia positiva é fundamental para reforçar a resiliência, entendida como a capacidade de lidar com a adversidade, ultrapassar a dor e aprender com as experiências dificeis.
Ser mais resiliente permite às pessoas não só suportar melhor as dificuldades. Mas também sair delas mais fortes, o que contribui diretamente para uma vida melhor e mais saudável.
Este é um dos beneficios mais valiosos, uma vez que a vida apresenta inevitavelmente desafios.
Fomentar emoções positivas
O estudo e a aplicação destes principios ajudam a equilibrar a balança emocional para o lado positivo.
Embora a psicologia positiva não procure eliminar as emoções negativas - uma vez que estas são uma parte natural da experiência humana - fornece ferramentas para tornar as emoções positivas mais prevalecentes na vida quotidiana.
Ajuda as pessoas a ver e a apreciar os aspectos positivos que são frequentemente ignorados devido à tendência natural do cérebro para o negativo.
Melhorar as relações interpessoais
As pessoas que cultivam os ensinamentos da psicologia positiva experimentam frequentemente uma melhoria dramática nas suas relações interpessoais.
Ao desenvolverem uma atitude mais positiva, otimista e enérgica, tornam-se mais agradáveis, interessantes e magnéticos para os outros.
Isto porque as pessoas positivas tendem a gerar emoções positivas no seu ambiente, o que facilita a ligação e o estabelecimento de laços mais saudáveis e satisfatórios, seja num casal, na familia ou com amigos e colegas.
Aumento da Empatia e Flexibilidade Cognitiva
A prática da psicologia positiva conduz também a um menor egocentrismo e a uma maior empatia, tornando mais fácil colocarmo-nos no lugar dos outros.
Isto, por sua vez, melhora a qualidade das interações sociais.
Finalmente, ajuda a ser muito mais flexivel cognitivamente, abrindo a mente a diferentes formas de ver a vida, a compreender as pessoas de diferentes perspectivas e a avaliar as situações com um pensamento mais critico e construtivo, aprendendo com todas as experiências.
relevancia estudo psicologia positiva