Transcrição Desafiando as [modas] do desenvolvimento pessoal
O campo do desenvolvimento pessoal promove frequentemente ideias e expectativas que, embora bem intencionadas, podem ser irrealistas ou mesmo prejudiciais se tomadas como verdades absolutas.
É importante adotar uma perspetiva critica em relação a certas "modas" que podem gerar mais frustração do que bem-estar.
O mito da singularidade universal e dos talentos especiais
Uma ideia frequentemente difundida é a de que "somos todos únicos e especiais" e que todos possuimos talentos extraordinários à espera de serem descobertos.
Embora cada individuo tenha o seu valor, a realidade é que, em muitos aspectos básicos, as pessoas são mais parecidas do que por vezes se admite, e nem todos possuem competências ou talentos que os diferenciem marcadamente dos outros.
Aceitar uma certa "mediocridade" em algumas áreas não é mau, e é possivel ter uma vida óptima sem talentos excepcionais.
Embora todos nós possamos desenvolver competências através do esforço, o "talento" inato que nos faz sobressair de uma forma especial é menos comum do que se pensa.
A falsa promessa de "conseguir tudo o que se pretende".
Outra ideia perniciosa é a de que, com esforço suficiente, perseverança e pensamento positivo, "conseguirá sempre aquilo a que se propuser".
Esta abordagem ignora que tanto os sucessos como os fracassos dependem de uma multiplicidade de circunstâncias, muitas das quais estão fora do nosso controlo (factores externos, sorte, acções de terceiros).
Estatisticamente, por exemplo, a maioria das novas empresas fracassa, o que faz parte de um processo natural de tentativa e erro.
A Exigência de uma "Vida Extraordinária".
Existe uma pressão implicita ou explicita para levar uma "vida extraordinária", cheia de realizações excepcionais e de utilização máxima de todas as capacidades.
Esta exigência pode ser exaustiva e irrealista. A escolha de levar uma vida mais simples ou menos "extraordinária" segundo os padrões sociais é perfeitamente válida e pode ser
modos questionamento desenvolvimento pessoal