Transcrição Atribuição da pessoa. [é assim mesmo que você é]
O erro fundamental de atribuição, também conhecido como viés de correspondência, é uma tendência muito comum na explicação do comportamento das outras pessoas.
Consiste em atribuir um peso excessivo às carateristicas internas ou de personalidade do individuo (factores disposicionais) e, simultaneamente, subestimar a influência dos factores situacionais ou do contexto em que o comportamento ocorre.
Este preconceito manifesta-se especialmente quando se trata de explicar acções negativas ou erros cometidos por outros.
Sobrestimação de factores externos e internos
Quando observamos alguém a agir de uma forma que consideramos errada ou indesejável, a nossa explicação imediata tende a centrar-se em "como essa pessoa é".
Atribuimos o seu comportamento a traços do seu carácter, da sua personalidade ou das suas intenções, considerando-os como causas estáveis e definidoras do seu ser.
Por exemplo, se alguém nos interrompe no trânsito, é comum pensarmos "ele é mal-educado" ou "ele é um condutor agressivo", assumindo que esta ação reflecte uma carateristica inerente à sua personalidade.
Este tipo de atribuição, "a culpa é tua porque és assim", implica que percebemos a causa do comportamento do outro como inerente à pessoa e, portanto, dificil de mudar.
Subestimação dos factores externos da situação
Ao mesmo tempo que aumentamos os factores internos dos outros, tendemos a minimizar ou a ignorar o impacto das circunstâncias externas que podem ter influenciado o seu comportamento.
No exemplo do trânsito, raramente consideramos que a pessoa pode ter uma emergência, estar sob grande pressão ou simplesmente ter cometido um erro pontual devido a uma distração momentânea.
Não temos em conta que o comportamento das pessoas é muito variável e muito dependente das circunstâncias que as rodeiam, que podem mudar de um dia para o outro.
Uma pessoa pode estar mais cansada, irritada ou a ter um dia mau, e isso influencia o seu comportamento mais do que pensamos.
Consequências do erro de atribuição fundamental
Este preconceito pode levar a julgamentos rápidos e mu
atribuicao pessoa voce assim