Transcrição A adversidade como uma oportunidade de crescimento
A psicologia positiva oferece uma perspetiva particular sobre a forma de lidar com traumas, crises e adversidades, diferindo, em alguns aspectos, das abordagens mais tradicionais.
Em vez de se concentrar exclusivamente na "cura" ou na eliminação de danos passados, propõe um caminho de aprendizagem e progresso a partir dessas experiências dificeis.
Lidar com a situação sem recriar o passado
Ao contrário de algumas correntes psicológicas tradicionais que podem sugerir a necessidade de reviver ou analisar o passado em profundidade para ultrapassar traumas, a psicologia positiva defende que nem sempre é necessário "curar" algo no sentido de voltar atrás para reparar danos. A sua atenção centra-se mais no presente e no futuro.
Aceitação e aprendizagem com a experiência
A proposta central é apreender a experiência traumática ou a crise, analisá-la e, fundamentalmente, aceitá-la como algo que aconteceu e faz parte da história de vida de cada um.
Uma vez aceite a realidade do acontecimento, o passo seguinte é procurar ativamente formas de aprender com essa experiência.
Trata-se de tirar lições valiosas de situações adversas, compreender como elas o podem ter influenciado e que lições pode tirar para o futuro.
Este processo de aprendizagem é fundamental para transformar uma experiência negativa numa fonte de crescimento.
Progredindo a partir da adversidade
O objetivo final é progredir após o trauma ou a crise. Este progresso é entendido como desenvolvimento pessoal a vários niveis:
- psicológica,
- emocional e até,
- indiretamente,
- fisica (ao impedir que o desconforto emocional afecte a saúde).
Em vez de permanecer ancorado na dor ou no papel de vitima, procura-se utilizar a experiência adversa como um impulso para se tornar mais forte e seguir em frente.
Quando a vida dá um golpe, a atitude que é encorajada é a de "recuperar o que se pagou".
Isto é, garantir que o sofrimento não é em vão. Pelo contrário, traduz-se numa aprendizagem valiosa.
Cada queda pode ser uma oportunidade para se levantar com algo novo em mãos, uma nova compreensão ou uma força desenvolvida.
Prudência e profissionalismo
É importante sublinhar que esta abordagem é uma perspetiva e um conjunto de ferramentas para o crescimento pessoal.
No entanto, não substitui a necessidade de terapia psicológica profissional em casos de traumas graves.
Se uma pessoa está a lidar com um trauma profundo, deve ser encorajada a procurar a ajuda de um psicólogo clinico qualificado.
Se se pretende uma abordagem de psicologia positiva num contexto terapêutico, deve procurar-se um profissional especializado em terapias baseadas na psicologia positiva.
adversidade oportunidade crescimento