LOGIN

REGISTO
Buscador

Seja compreensivo com os outros

Selecionar língua :

Você deve permitir os cookies do Vimeo para poder visualizar o vídeo.

Desbloqueie o curso completo e obtenha sua certificação!

Você está vendo o conteúdo gratuito. Desbloqueie o curso completo para obter seu certificado, exames e material para download.

*Ao comprar o curso, você ganha dois cursos à sua escolha*

*Veja a melhor oferta da web*

Transcrição Seja compreensivo com os outros


A tendência para sobreinterpretar as intenções dos outros

A compreensão é uma faceta fundamental da empatia.

Temos frequentemente a tendência para sobreinterpretar as intenções dos outros, geralmente de forma negativa e baseada na desconfiança.

A empatia como ferramenta para conectar, não para ‘ler mentes’

A inteligência emocional convida-nos a mudar este hábito. Devemos usar a nossa empatia para nos ligarmos, e não para ‘ler mentes’.

Não somos capazes de saber com certeza o que outra pessoa está a pensar. Por isso, a atitude mais sábia é manter sempre uma postura compreensiva.

A importância de manter uma atitude compreensiva por defeito

Isto significa dar aos outros o benefício da dúvida. Significa presumir que, em geral, as pessoas agem com as melhores intenções possíveis.

Esta atitude não é ingénua; É uma escolha consciente que melhora as nossas relações.

O Princípio de 'Errar por Ser Excessivamente Compreensivo, Não por Ser Desconfiado'

Há um princípio útil: se alguma vez tivermos de errar ao julgar alguém, que seja por sermos excessivamente compreensivos, não por sermos desconfiados.

É melhor errar por gentileza do que por cinismo. Esta atitude permite-nos construir relações baseadas na confiança e liberta-nos do cansaço de estar sempre na defensiva.

Resumo

Muitas vezes caímos na armadilha de interpretar exageradamente as intenções dos outros, projetando neles as nossas inseguranças e desconfianças. Isto prejudica a qualidade das nossas relações pessoais.

A empatia deve ser uma ferramenta para nos conectarmos a partir de um lugar de compreensão, e não para adivinhar pensamentos. Adotar uma atitude aberta ajuda-nos a viver juntos com menos julgamentos errados e mais harmonia.

É preferível pecar por excesso de confiança do que por desconfiança, pois uma postura compreensiva fortalece os laços e reduz os conflitos emocionais do dia-a-dia.


ser compreensivo com os outros

Publicações Recentes de psicologia emocional

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?