LOGIN

REGISTO
Buscador

O debate natureza versus criação

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição O debate natureza versus criação


A Origem de uma Controvérsia Fundamental

O debate natureza versus criação é uma das maiores e mais antigas controvérsias que marcaram a história do pensamento no campo da psicologia.

A expressão "natureza ou criação" descreve a questão fundamental de até que ponto as características de uma pessoa são moldadas por uma ou outra dessas influências.

Tradicionalmente, esse conceito tem sido enquadrado como um debate entre aqueles que defendem a predominância de uma dessas duas principais fontes de influência.

É uma discussão que busca entender se somos um produto de nossa herança biológica ou, ao contrário, somos o resultado das experiências que vivemos.

Definindo Natureza: O Papel da Genética

Dentro desse debate, o termo "natureza" se refere a todos os fatores que são biológicos e inatos e, mais especificamente, à nossa herança genética.

O DNA de cada pessoa estabelece a base para o desenvolvimento subsequente de suas características físicas e psicológicas. características, fornecendo um manual de instruções complexo.

Dessa perspectiva, muito de quem somos, como nosso temperamento ou nossas aptidões, é considerado predeterminado pelos genes que herdamos.

Os defensores da natureza argumentariam que nosso potencial e limitações estão, em grande parte, escritos em nosso código genético desde o nascimento.

Definindo Criação: O Impacto da Experiência

Por outro lado, o termo "criação" se refere de forma muito mais geral à totalidade de nossas experiências de vida e à maneira como somos criados.

Esse conceito abrange todas as influências ambientais que nos moldam, um processo que, de fato, começa a surtir efeito a partir do momento em que estamos no útero.

A criação inclui nossa criação, nossos valores familiares, interações sociais e a cultura na qual crescemos, entre muitos outros fatores externos a nós.

Os defensores da criação argumentariam que somos como uma "lousa em branco" e que são nossas experiências que realmente definem nós.

A Visão Tradicional: Uma Luta pela Dominância

A maneira tradicional de enquadrar esse debate era como uma luta pela supremacia, onde o objetivo era determinar qual dos dois fatores era dominante.

Essa visão de "um versus o outro" frequentemente levava a conclusões excessivamente simplistas, ignorando a complexa interação entre os dois.

As antigas ideias de que os genes são imutáveis ou que eles sozinhos determinam o desenvolvimento foram refutadas pela ciência moderna.

Hoje, essa controvérsia não é mais vista como um debate no qual deve haver um vencedor, pois a resposta é entendida como muito mais sutil.


o debate natureza versus criacao

Publicações Recentes de psicologia educacional

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?