LOGIN

REGISTO
Buscador

Cultura, etnia e língua: seu impacto na educação

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Cultura, etnia e língua: seu impacto na educação


Cultura como Molde da Experiência Educacional

Devemos entender que a cultura afeta profundamente o processo de ensino e aprendizagem de todos os alunos.

A cultura em que uma criança vive contribui para um conjunto de valores, costumes e modos de vida que influenciam seu desenvolvimento ao longo da vida.

Muitos aspectos da cultura contribuem para a formação da identidade de um aluno e seu autoconceito único.

Os alunos diferem muito não apenas em sua cultura, mas também em sua etnia e na língua falada em casa.

Por esse motivo, é impossível entender a experiência escolar de um aluno sem levar em conta o poderoso contexto cultural de onde ele vem e que o define.

A Influência em Crenças, Valores e Expectativas

A cultura tem um efeito direto nas crenças, valores, atitudes e expectativas que um aluno tem sobre a escola e sobre a vida.

Nossas crenças são uma parte intrínseca de nossa constituição mental e são amplamente determinadas por a cultura em que crescemos.

A cultura pode desempenhar um papel enorme na forma como as crianças se relacionam com os seus pais e no tipo de educação que recebem.

Estas diferenças culturais também têm um impacto direto nas relações sociais de um aluno, bem como no seu uso da linguagem e outros comportamentos.

Cada cultura tem a sua própria visão de mundo única, e explorar uma cultura diferente pode lançar luz sobre o nosso próprio sistema de crenças.

Implicações para o Ensino Culturalmente Responsivo

Uma vez que estas diferenças culturais são tão profundas, é absolutamente essencial que os educadores adotem práticas de ensino que sejam culturalmente sensíveis.

Isto significa que o professor deve ser capaz de reconhecer e respeitar as diversas origens de todos os alunos dentro da sala de aula.

Também envolve a compreensão de que os valores e expectativas de um aluno, que foram moldados por causa da sua cultura, podem ser muito diferentes daqueles na escola.

Um professor eficaz é aquele que reconhece estas diferenças e cria um ambiente de aprendizagem em que todos os alunos se sentem vistos, valorizados e compreendido.

Essa abordagem não só tem o potencial de melhorar os resultados acadêmicos, mas também promove uma comunidade de sala de aula muito mais inclusiva.


cultura etnia e lingua seu impacto na educacao

Publicações Recentes de psicologia educacional

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?