LOGIN

REGISTO
Buscador

A ética do trabalho em equipe: superando barreiras e aceitando outras vozes

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição A ética do trabalho em equipe: superando barreiras e aceitando outras vozes


As Barreiras à Colaboração Interdisciplinar

Apesar das suas vantagens, o trabalho em equipa enfrenta frequentemente barreiras na comunicação entre diferentes especialistas.

Estas dificuldades devem-se, em parte, às diferenças na formação académica e à utilização de uma linguagem que não é comum a todos.

Também influenciam os diferentes níveis de estatuto existentes na sociedade e uma atitude de sigilo profissional por parte de alguns membros.

Esta falta de comunicação fluida, carregada de subjetividade, é um dos principais obstáculos ao sucesso de uma equipa interdisciplinar.

Além disso, quando os membros de uma equipa estão localizados em espaços físicos diferentes, a comunicação torna-se ainda mais difícil, gerando isolamento.

O Perigo do Sigilo e da Rivalidade Profissional

O sigilo profissional manifesta-se quando cada especialista procura defender a sua própria disciplina, sem valorizar a contribuição dos outros profissionais.

Muitas vezes, existe a tendência de Acreditamos que nossa própria contribuição é a mais importante e que nossa voz é a única que deve ser ouvida.

Essa atitude, muito comum em equipes de saúde, pode gerar grande rivalidade entre os diferentes membros.

Esse egocentrismo disciplinar impede a verdadeira colaboração e a obtenção de uma visão verdadeiramente abrangente.

A Ética de Admitir Limitações e Aceitar Outras Vozes

Para superar todas essas barreiras, os membros da equipe devem estar dispostos a admitir as limitações de seu próprio conhecimento disciplinar.

Cada profissional deve aceitar que o conhecimento de outros especialistas pode ampliar e enriquecer a visão que eles têm para atingir o objetivo.

A ética do trabalho em equipe exige uma humildade que nos permita valorizar e ouvir todas as vozes igualmente, independentemente da disciplina de onde venham.

Também é importante que haja igualdade de papéis dentro da equipe e que o coordenador sej


a etica do trabalho em equipe superando barreiras e aceitando outras vozes

Publicações Recentes de psicologia educacional

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?