LOGIN

REGISTO
Buscador

ABANDONO DESPORTIVO (DROPOUT)

Selecionar língua :

Você deve permitir os cookies do Vimeo para poder visualizar o vídeo.

Desbloqueie o curso completo e obtenha sua certificação!

Você está vendo o conteúdo gratuito. Desbloqueie o curso completo para obter seu certificado, exames e material para download.

*Ao comprar o curso, você ganha dois cursos à sua escolha*

*Veja a melhor oferta da web*

Transcrição ABANDONO DESPORTIVO (DROPOUT)


Principais fatores: pressão excessiva, falta de diversão, tempo

O abandono do desporto juvenil é um fenómeno preocupante que geralmente ocorre na transição para a adolescência.

Os modelos motivacionais explicam que o abandono ocorre quando os custos da participação superam os benefícios percebidos.

Entre as causas mais citadas estão a falta de diversão, a ênfase excessiva dos adultos em vencer, a pressão para ter um bom desempenho e a sensação de fracasso por não aprender novas habilidades. Vamos pensar num adolescente que joga basquetebol numa liga escolar.

Se todos os fins de semana a viagem de volta para casa implica uma análise crítica dos seus erros por parte dos pais ou se o treinador o castiga sentando-o no banco por falhar um arremesso, a atividade deixa de ser um jogo para se tornar uma fonte de stress.

Quando a pressão pelo resultado ofusca o prazer intrínseco, o jovem atleta opta racionalmente por abandonar o ambiente que lhe causa desconforto, buscando outras atividades menos exigentes emocionalmente.

O conflito de interesses na adolescência

À medida que os jovens crescem, entram numa «fase de inversão» em que a identidade social e a pertença ao grupo de pares assumem uma importância capital. O desporto compete com outras atividades sociais e académicas.

Se a prática desportiva isola o adolescente do seu círculo de amigos ou entra em conflito com o seu estilo de vida social (festas, videojogos, redes sociais), aumenta a probabilidade de abandono.

O compromisso desportivo deve ser compatível com a necessidade de integração social.

Um exemplo claro é o de um jovem tenista promissor cujos amigos passam as sextas-feiras à tarde no cinema ou a jogar online.

Se os seus treinos o obrigam sistematicamente a perder esses eventos sociais, ele pode começar a sentir que o desporto é uma barreira para a sua vida social.

Se o seu grupo de referência não valoriza o desporto, o jovem pode sentir que «não se encaixa» ao continuar a treinar, optando por largar a raquete para se alinhar com as normas e atividades dos seus a


abandono desportivo dropout

Publicações Recentes de psicologia desportiva

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?

Buscar