logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Nozes

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Nozes


Um dos alimentos que recomendamos incluir na dieta vegetariana são as nozes. Os seus grandes benefícios fazem com que sejam consideradas um superalimento e nesta lição vamos aprofundar este assunto. É classificada como uma noz e é o fruto da nogueira.

A noz é originária da Ásia, mas tornou-se tão popular que é conhecida em todos os continentes e é frequentemente utilizada na cozinha. Atualmente, a Espanha é o maior consumidor de nozes do mundo.

Tipos de nozes: Como deve saber, existem muitos tipos de nozes que diferem principalmente na sua origem e utilização. Aqui mostramos-lhe as mais populares:

  • Pecans: São originárias do continente americano e têm uma forma alongada e lisa. São conhecidas pelo seu grande sabor e aroma, razão pela qual são utilizadas na cozinha para preparar sobremesas e molhos.
  • Nozes da Califórnia: Este tipo de noz é o mais famoso e é utilizado em todo o tipo de receitas. Estima-se que mais de 70 por cento das nozes consumidas na Europa, principalmente em Espanha, sejam deste tipo.
  • Nozes de cedro: Estas nozes originárias da Rússia são altamente nutritivas e têm grandes benefícios para a saúde. Reduzem o colesterol no organismo e contêm 70% de aminoácidos essenciais.
  • Nozes: provêm da nogueira espanhola e são consumidas principalmente no outono. Têm grandes propriedades antioxidantes e recomenda-se o seu consumo natural.

Vitaminas e minerais das nozes: As nozes são ricas em numerosos micronutrientes, tais como:

  • Minerais: Contêm principalmente minerais como o magnésio e o potássio, este último necessário no organismo para a produção de proteínas, o crescimento muscular e a saúde do coração; contêm também fósforo, essencial para o desenvolvimento dos ossos e para uma boa memória; ferro, um mineral importante para o sistema imunitário e envolvido no fabrico de hemoglobina; e finalmente zinco, um estimulante do sistema nervoso.
  • Vitaminas: As nozes contêm vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6 e B9). Estas mantêm o bom funcionamento do cérebro, são utilizadas para tratar certas perturbações psicológicas, como a depressão ligeira, e para combater as doenças renais. São também possuidoras de vitamina E, que lhes confere propriedades antioxidantes, prevenindo o envelhecimento do organismo.

Outros nutrientes: As nozes contêm também uma grande quantidade de ácidos gordos polinsaturados, principalmente ómega 3. Isto faz das nozes um alimento que reduz os triglicéridos, o risco de arritmias, a arteriosclerose e melhora a circulação.

Podemos estimar que numa porção de 30 gramas de nozes obtemos cerca de 1,6 gramas de ómega 3, o que é suficiente para satisfazer as necessidades de 1,6 gramas de ácidos gordos dos homens e de 1,1 gramas das mulheres.

Para além


nozes

Transcrição Nozes



Publicações Recentes de nutricao vegetariana

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?