logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Legumes crus vs. cozinhados

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Legumes crus vs. cozinhados


Para um praticante de uma dieta vegetariana, a distinção entre a transformação de certos produtos pode ser complexa, como é o caso dos legumes, que estão no centro do vegetarianismo. Qual é a diferença entre comer legumes crus e cozinhados? É prejudicial comer legumes cozinhados?

A seguir, vamos aprofundar este assunto, com o objetivo de fazer uma distinção sobre as propriedades e os benefícios que podemos encontrar na preparação de legumes de uma forma ou de outra das acima mencionadas. Este tema será de grande importância para si se quiser incorporar o consumo de legumes na sua dieta, quer seja vegetariano ou não, os legumes são um alimento incluído em quase todas as dietas devido às propriedades que proporcionam ao organismo, pelo que esta informação lhe será útil na hora de fazer os seus planos alimentares.

Crus ou cozinhados?

Bem, a grande questão sobre este tema é: cozinhamos ou não os nossos legumes? A resposta é mais complexa do que se poderia esperar: cozinhar ou não cozinhar os legumes é recomendado consoante o legume a que nos referimos. De facto, não existe uma fórmula que permita saber antecipadamente se se deve ou não cozinhar um legume. O facto é que, se em muitos casos cozinhar legumes ou submetê-los a altas temperaturas faz com que percam propriedades importantes, em muitos outros casos é o contrário, sendo a cozedura a melhor forma de aproveitar os nutrientes e minerais que possuem, libertando-os através da redução do calor.

Há um meio-termo entre a comunidade de nutricionistas, os vegetais não devem ser cozinhados ao extremo, alguns defendem que cozer vegetais adequados a altas temperaturas é a melhor forma de tirar o máximo partido dos seus nutrientes.

Para se ter uma ideia, os tomates cozidos são melhores do que os tomates crus porque libertam as suas propriedades quando sujeitos ao calor. Cozinhar os espinafres aumenta a libertação dos minerais que contêm.

As cenouras cozidas são melhores do que as cruas, mas quando fritas, perdem-se muitos nutrientes. O alho cru contém quantidades consideráveis de antioxidantes e, quando cozinhado, estes perdem-se normalmente.

Os brócolos crus são muito benéficos no combate e prevenção de doenças cancerígenas, mas cozinhá-los não é prejudicial, antes aumenta muitos dos seus nutrientes. Os cogumelos a altas temperaturas são mais ricos em potássio do que quando consumidos crus.

Relativamente ao sabor de cada um, é mais uma questão de gosto. É provável que algumas pessoas achem saboroso comer legumes cozidos ou fritos, enquanto outras apreciarão o prazer de os comer crus. A questão do gosto não é um pon


legumes crus cozinhados

Transcrição Legumes crus vs. cozinhados



Publicações Recentes de nutricao vegetariana

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?