Transcrição Leguminosas na alimentação vegetariana
As leguminosas são um dos elementos mais importantes da dieta vegetariana. Desempenham um papel essencial no fornecimento de proteínas ao organismo. As suas caraterísticas e adaptabilidade culinária permitem-nos combiná-las na preparação de muitos pratos, tornando as nossas refeições diárias mais agradáveis.
De seguida, analisaremos os contributos fundamentais das leguminosas para a dieta vegetariana, bem como alguns conselhos que lhe podem ser úteis para o seu consumo. Assim, se está a iniciar a sua dieta, pode considerar incorporá-las na preparação dos seus alimentos, de modo a tirar o máximo partido delas.
O que são leguminosas?
As leguminosas são uma família de legumes, que são colhidos para obter as suas sementes. São exemplos o feijão, o grão-de-bico, a soja, a ervilha, a lentilha e a lentilha, entre outros. São uma fonte muito importante de proteínas, pelo que são consideradas um elo essencial em qualquer dieta vegetariana.
Algumas, como o grão-de-bico e a soja, são consideradas alimentos de grande valor em qualquer tipo de dieta, tendo em conta que a soja é uma proteína que possui todos os aminoácidos essenciais, enquanto o grão-de-bico é essencial para combater o colesterol elevado e os triglicéridos, entre outros.
Principais contributos das leguminosas: Como referimos anteriormente, as leguminosas são uma fonte de proteína essencial para a dieta vegetariana. Não só são uma importante fonte de proteínas, como também fornecem quantidades consideráveis de vitaminas, são ricas em ferro, cálcio, potássio, fibra, magnésio, entre outros.
Tudo isto faz com que sejam um alimento muito completo e eficaz para complementar as necessidades nutricionais do organismo. O seu elevado teor de fibra alimentar permite-nos encontrar nas leguminosas uma boa solução para combater o elevado teor de colesterol no organismo, razão pela qual o consumo de leguminosas está associado a um menor risco de sofrer de doenças cardiovasculares.
Os elevados níveis de fibra, aliados à baixa presença de gordura na sua composição, fazem das leguminosas um alimento ideal para diabéticos e para o controlo do peso corporal. Isto porque as leguminosas são muito úteis para saciar a fome, reduzir o aumento dos níveis de açúcar e melhorar a sensibilidade à insulina.
Conselhos para o consumo de leguminosas: Depois de analisarmos os inúmeros benefícios do consumo de leguminosas para o nosso organismo, vamos passar a conhecer alguns conselhos úteis para incorporar o seu consumo nas nossas dietas.
Como já foi referido, as leguminosas, como as lentilhas, podem ser ricas em ferro. Se quiser tirar o
impulsos