Transcrição Hipertensão na alimentação vegetariana
A hipertensão é um estado anormal do organismo caracterizado por uma pressão arterial elevada. É uma doença muito frequente, estimando-se que cerca de 20% da população mundial vive com ela ao longo da vida.
As razões para a sua manifestação são muito diversas; factores genéticos, como a história familiar, podem desempenhar um papel importante. No entanto, está intimamente relacionada com o estilo de vida mantido ao longo do tempo, onde factores como a atividade física, a alimentação, o consumo de substâncias tóxicas, entre outros, podem ser a causa do seu desenvolvimento ou agravamento.
Neste guia vamos abordar o tema da hipertensão arterial a partir das suas caraterísticas básicas e particularidades, ao mesmo tempo que veremos como a manutenção de uma dieta vegetariana pode afetar aqueles que dela sofrem.
Caraterísticas gerais: Como já foi referido, a hipertensão não é mais do que uma condição caracterizada pela presença de uma pressão sanguínea elevada contra as paredes das artérias. Uma tensão arterial superior a 140/90 pode ser considerada hipertensão.
Negligenciar a hipertensão ou não a tratar atempadamente pode levar a graves problemas de saúde que vão desde doenças cardiovasculares graves, doenças cerebrovasculares, problemas oculares, doenças renais, entre muitos outros.
Esta condição normalmente agrava-se durante a velhice, onde começamos a sentir alterações na rigidez e tamanho dos nossos vasos sanguíneos, pelo que as nossas condições físicas são mais favoráveis ao desenvolvimento da mesma. Nesta altura é importante que o doente seja tratado com medicação e mudanças radicais no estilo de vida, de forma a evitar mais danos no organismo.
Os alimentos que ingerimos estão intimamente relacionados com a hipertensão. Em muitos casos, uma má alimentação pode ser a única causa do desenvolvimento da hipertensão, ou pode agravá-la de tal forma que põe em risco a nossa vida.
Neste sentido, vamos analisar como uma dieta vegetariana pode influenciar a prevenção e o tratamento da hipertensão.
A hipertensão e a dieta vegetariana: Estudos sobre a dieta vegetariana mostram que os vegetarianos mantêm geralmente uma tensão arterial baixa. O consumo de frutas, legumes e verduras é altamente rico em vários minerais e vitaminas que actuam como reguladores naturais da pressão arterial.
Muitos especialistas afirmam que é possível tratar a hipertensão apenas com base numa dieta vegetariana, sem submeter o doente aos medicamentos habitualmente utilizados. No entanto, esta avaliação deve ser efectuada por um médico, pois
hipertensao arterial