logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Alimentos transformados

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Alimentos transformados


Os alimentos processados são um dos mais criticados no mundo da nutrição, para muitos especialistas este tipo de produto não deveria ser considerado alimento. Tudo isto levou a que milhares de pessoas, amantes de uma alimentação saudável, manifestassem o seu descontentamento em relação às empresas que enchem os mercados com produtos que consideram prejudiciais para a saúde humana.

Posto isto, sugerimos que se olhe com mais atenção para este guia, onde podemos compreender com maior profundidade as caraterísticas e propriedades gerais deste tipo de alimentos, para que possa formar uma opinião bem fundamentada que o ajude a tomar melhores decisões na escolha dos alimentos que adiciona à sua dieta.

O que são alimentos transformados?

Alimentos transformados é o termo utilizado para designar determinados produtos que foram alterados industrialmente. Geralmente, os produtos a que nos referimos costumam ser substancialmente modificados com aditivos como o açúcar, o sódio, os conservantes, os óleos, os corantes, entre muitos outros.

Com tudo isto, é possível criar artificialmente um alimento mais atrativo, com melhor sabor e mais atrativo para o consumidor em geral. O processamento de alimentos é muitas vezes utilizado para prolongar a vida útil de alguns alimentos, permitindo-nos desfrutá-los em alturas do ano em que não teríamos acesso a eles. Melhora a logística nos armazéns e permite-nos oferecer uma maior variedade de produtos. A verdade é que existem diferentes graus e tipos de processamento e, na realidade, nem todos são tão maus como nos fizeram crer.

Boas práticas no processamento de alimentos: Como já foi referido, a transformação alimentar baseia-se na alteração da composição de um determinado produto para o tornar mais atrativo, mais duradouro ou para obter um determinado comportamento. Antes de entrarmos nos perigos que os alimentos transformados representam, gostaríamos de apresentar alguns exemplos de boas práticas com esta ferramenta, uma vez que nem tudo é negativo quando nos referimos a este tópico.

Graças à transformação dos alimentos, temos agora acesso a produtos saudáveis que podem ser conservados durante muito mais tempo. A "magia" aqui reside no facto de estes produtos serem submetidos a temperaturas extremamente elevadas que permitem eliminar por completo as bactérias que contêm, seguindo-se um processo de embalamento que isola o produto do ambiente, levando a que a degradação do alimento seja artificialmente travada. Como se pode verificar, esta técnica em si não representa um perigo para o consumidor, não existem aditivos nocivos ou elementos externos que prejudiquem a sua saúde.

Por outro lado, alguns alimentos podem ser processados para adicionar elementos fortificantes que fornecem propriedades como vitaminas e minerais que podem ser benéficos para o nosso organismo. Quando falamos de aditivos artificiais, nem sempre nos referimos a compostos nocivos.

Más práticas no processamento de alimentos: Infelizmente, no processamento de alimentos, são frequentemente ef


alimentos transformados

Transcrição Alimentos transformados



Publicações Recentes de nutricao vegetariana

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?