Transcrição As proteínas na nutrição holística
O ser humano é um organismo altamente complexo, necessitando de uma variedade de compostos para se manter vivo. Embora o corpo humano possua vários mecanismos de autossuficiência durante os períodos mais complexos, a ausência prolongada de alguns destes componentes levaria à interrupção das suas funções vitais.
Entre os macronutrientes mais importantes estão as proteínas, que são essenciais para a vida humana, pois estão envolvidas na maioria dos processos realizados pelo corpo humano, sendo essenciais na formação de hormonas, tecidos, órgãos, entre outros. Independentemente do seu estilo de alimentação, não pode prescindir de proteínas na sua dieta nutricional.
Tendo em conta a importância deste importante nutriente, vamos dedicar as próximas linhas a delinear algumas das caraterísticas e elementos distintivos que tornam as proteínas especialmente relevantes em termos nutricionais.
Caraterísticas
As proteínas são moléculas complexas constituídas por aminoácidos que são libertados e absorvidos no intestino após a digestão. Os aminoácidos estão ligados em cadeias e a sua sequência determina a estrutura e a função da proteína. Estes compostos são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Dos 20 aminoácidos, 9 não podem ser sintetizados pelo organismo e devem ser obtidos através da alimentação. Eles regulam funções-chave, transformando-se em enzimas ou hormonas como a insulina, a adrenalina ou as hormonas da tiroide, e servem também como fonte alternativa de energia.
E os vegetarianos?
É comum os não-vegetarianos afirmarem que as dietas vegetarianas são pobres ou não proteicas, mas este é um equívoco comum devido à falta de informação. As pessoas que desejam manter um estilo de vida vegetariano podem continuar a obter as proteínas de que necessitam a partir das proteínas vegetais.
A proteína vegetal é derivada de plantas e oferece inúmeros benefícios para o funcionamento de diferentes órgãos e é notável pelo seu baixo teor de gordura. É também rica em fibras e não contém colesterol. Tal como a proteína animal, é composta por vários aminoácidos que desempenham um papel crucial na maioria das funções vitais do nosso corpo.
Entre os alimentos de origem vegetal com maior teor de proteínas encontram-se as lentilhas, a soja e o grão-de-bico. As leguminosas são geralmente ricas em proteínas vegetais. Os cereais têm bons níveis de proteínas, incluindo o arroz, o trigo, a aveia e o milho. Outra fonte vegetal de proteínas são os frutos secos, como as nozes e as amêndoas.
Importância
As proteínas são essenciais para o corpo humano. Este nutriente desempenha um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento do nosso corpo. Para se ter uma ideia, as proteínas contêm aminoácidos que são essenciais para a vida; se estes faltarem no corpo, as consequências serão devastadoras para a nossa saúde.
Não basta comer de forma saudável, é preciso entender que uma dieta deve ser equilibrada, agradável para o nosso corpo e eficiente nos macronutrientes que fornece. Se negligenciarmos este importante macronutriente, podemos ter efeitos graves nos receptores de proteínas que afectam a nossa memória, reduzem a nossa concentração e sofrem de défice de atenção.
As proteínas são essenciais para o bom desempenho do nosso organismo após longos dias de estudo. Vários estudos apontam para o impacto da síntese proteica nos estímulos cerebrais positivos, ajudando a reduzir o stress, a ansiedade e a depressão. As proteínas contribuem para a produção de energia e aumentam o estado de alerta do cérebro, permitindo-nos ser mais receptivos e assimilar mais facilmente a informação.
proteinas