logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Problemas na indústria alimentar

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Problemas na indústria alimentar


Não há dúvida de que a indústria alimentar é uma das mais importantes do mundo. Todos nós podemos prescindir de objectos luxuosos ou de bens valiosos, mas quando se trata de alimentos, esta é a nossa principal prioridade. A alimentação é fundamental para o desenvolvimento humano e a má nutrição é a razão fundamental por detrás de muitas das doenças mais mortais que conhecemos hoje. Os países que vêem a sua indústria alimentar diminuída caem frequentemente em grandes crises e convulsões sociais, razão pela qual todos os Estados têm entre as suas prioridades ter um abastecimento e uma produção constantes para os seus cidadãos.

No entanto, a indústria alimentar tem também aspectos muito controversos a que devemos prestar atenção. É sobre isto que falaremos no guia que se segue.

Alimentos transformados vs. alimentos biológicos

Os alimentos frescos e naturais são escassos ou muito caros na maioria dos países. Este facto leva muitas pessoas a recorrer a alimentos processados como alternativa para complementar as suas dietas. Os alimentos transformados são geralmente de baixa qualidade, pouco saudáveis e pouco nutritivos. Mas a razão fundamental pela qual são muito mais acessíveis do que os alimentos naturais é o facto de possuírem aditivos químicos que facilitam muito os processos logísticos a que são sujeitos.

Os conservantes adicionados industrialmente ajudam-nos a durar muito mais tempo sem se estragarem. Além disso, podem ser armazenados e conservados mais facilmente do que os alimentos naturais. Tudo isto faz com que as grandes superfícies gastem os seus fundos e promoções nestes produtos em vez de investirem em alimentos de qualidade, ou quando decidem comprar alimentos naturais, aumentam o preço para compensar o elevado custo dos alimentos naturais.

Os alimentos transformados atingem nuances e sabores que são impossíveis de obter naturalmente. Este facto gera um preconceito visual e sensorial em relação aos produtos transformados, que muitas vezes têm um melhor sabor e aparência do que os produtos naturais. Este facto conduziu a um grave problema de subnutrição, uma vez que os nutrientes dos alimentos naturais se perdem facilmente durante estes processos.

Fast food

A fast food surgiu como uma resposta ao estilo de vida acelerado. A ideia subjacente era que os consumidores pudessem aceder aos alimentos a um preço muito baixo e sem terem de esperar muito tempo por eles. Desde hambúrgueres, pizzas, refrigerantes, entre outros produtos muito pouco naturais e altamente calóricos, a maior parte dos estabelecimentos de fast food oferece este tipo de alimentação. A verdade é que, tecnicamente, a fast food não deveria ser considerada comida. Alimento é aquilo que nutre, não aquilo que nos enche de calorias, sódio, açúcar e muito pouco que seja úti


industria alimentar

Transcrição Problemas na indústria alimentar



Publicações Recentes de nutricao holistica

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?