Transcrição Água
A água é o líquido mais bebido pelo ser humano, o seu consumo é essencial para o nosso organismo e a sua falta pode causar doenças graves ou mesmo a morte se não for consumida durante alguns dias. Estima-se que cerca de 60% da composição do nosso corpo seja atribuída à água, que interage com as estruturas celulares, permitindo a realização das funções vitais do nosso organismo.
Neste guia, vamos explorar este importante líquido e a importância que tem para o nosso organismo, de forma a aumentar o nosso conhecimento sobre o nosso corpo e os processos internos que nele ocorrem.
Importância para o nosso corpo
A água está presente em praticamente todas as funções vitais do nosso corpo e é uma fonte valiosa de minerais como o magnésio, o cobre e o manganésio. Graças à água, conseguimos regular a temperatura do nosso corpo e eliminar uma grande quantidade de resíduos nocivos para o nosso organismo. Há muitos órgãos que dependem do consumo constante de água para o seu normal funcionamento, como é o caso dos rins, que, se não dispuserem deste valioso líquido, começarão a falhar e a desencadear várias doenças e graves perturbações no resto dos órgãos.
Durante o processo digestivo, a água interage com os alimentos, promovendo a sua degradação e conversão em energia e a aquisição de nutrientes. A pressão arterial necessita de uma ingestão eficiente de água para manter uma taxa saudável, porque interage e regula os níveis de electrólitos. É uma das mais importantes vias de transporte de nutrientes no corpo humano, pois é responsável pelo fornecimento de oxigénio às células, sendo essencial no processo de nutrição e reprodução celular.
A água na perda de peso
Muito se tem falado sobre a importância de beber água suficiente para potenciar os processos de emagrecimento. A água desempenha um papel fundamental na interação com as gorduras no nosso organismo e é essencial na queima de calorias. Para quem pretende fazer qualquer tipo de exercício, terá de aumentar o consumo deste líquido se quiser ter a energia necessária para realizar os seus treinos e não sofrer de desidratação devido à perda desta, produzida pelo aumento da temperatura do nosso corpo, transpiração, entre outros factores.
É muito importante compreender que os processos de exigência do corpo, como o exercício físico, exigem a responsabilidade de manter uma hidratação adequada, caso contrário, pode sofrer graves desconfortos como fadiga, tonturas, desidratação, dores de cabeça, entre outros.
Desidratação
A desidratação é o fenómeno provocado pela ausência de água no nosso organismo, que traz consigo o ap
agua