Transcrição Tipos de sondas
As sondas são instrumentos médicos utilizados para aceder ao interior do corpo para fins de diagnóstico, terapêuticos ou de monitorização. Existem vários tipos de sondas concebidas para aplicações específicas nos cuidados de saúde.
Nesta sessão, vamos explorar em pormenor os diferentes tipos de sondas, as suas utilizações e a forma como contribuem para os cuidados médicos e o bem-estar dos doentes.
Sondas de alimentação enteral
Sondas Nasogástricas: Estas sondas são inseridas através do nariz e avançam até ao estômago. São utilizados para a administração de alimentação entérica em doentes que não conseguem ingerir alimentos pela boca.
Sondas de gastrostomia: São colocadas diretamente no estômago através de uma incisão na parede abdominal. São utilizados em doentes que necessitam de alimentação prolongada devido a dificuldades de deglutição ou a problemas de deglutição.
Tubos jejunais: são inseridos para além do estômago e colocados no intestino delgado. Estes tubos são utilizados em situações em que a alimentação tem de ser administrada para além do estômago.
Tubos de alimentação parentérica
Cateterescentrais: São tubos longos que são inseridos numa veia principal, como a veia cava superior. São utilizados para administrar nutrientes diretamente na corrente sanguínea em doentes que não conseguem absorver nutrientes através do sistema digestivo.
Cateteres periféricos: São inseridos numa veia periférica, normalmente no braço ou na mão. São utilizados para a administração de soluções intravenosas, incluindo nutrientes e medicamentos.
Cateteres de drenagem
Cateteres vesicais: São inseridos na bexiga urinária através da uretra e são utilizados para drenagem de urina em casos de obstrução urinária ou insuficiência renal.
Cateteres de Aspiração Gástrica: Utilizados para drenar o conteúdo gástrico em situações como o tratamento de obstrução intestinal ou descompressão gástrica.
Cateteres de Drenagem Pleural: Utilizados para remover ar ou líquido acumulado na cavidade pleural em casos de derrame pleural ou pneumotórax.
Sondas de monitorização
Sondas de oximetria de pulso: São colocadas no dedo ou na orelha para medir os níveis de oxigénio no sangue e a frequência cardíaca.
Monitores de tensão arterial: Utilizados para medir a tensão arterial de forma con
tipos sonda