Transcrição Criar mentalidades positivas e autoperpetuantes
O Círculo Virtuoso da Mentalidade
O objetivo final não é apenas ter um pensamento positivo único, mas cultivar mentalidades que se reforcem e se tornem a nossa forma habitual de ver o mundo.
Uma mentalidade positiva e autoperpetuante funciona como um círculo virtuoso: uma crença fortalecedora (a mentalidade) leva-nos a tomar ações mais eficazes; estas ações produzem melhores resultados; e estes resultados reforçam e validam a nossa crença original, tornando-a ainda mais forte.
Exemplo 1. Do Insucesso à Aprendizagem
Vamos considerar a mentalidade sobre o fracasso.
Se a nossa mentalidade é que "o fracasso é uma oportunidade de aprendizagem", quando enfrentamos um contratempo, em vez de ficarmos desanimados, a nossa ação será analisar o que correu mal e o que podemos fazer de diferente da próxima vez.
Esta ação de aprendizagem levará a um melhor resultado na próxima tentativa, o que reforçará a nossa crença de que o fracasso é, na verdade, uma oportunidade valiosa para crescer.
Exemplo 2. Da Inveja à Inspiração
Se a nossa mentalidade é que "o sucesso dos outros é uma fonte de inspiração", quando vemos alguém a fazer melhor do que nós, a nossa ação não será sentir inveja.
Mas estudar o que essa pessoa está a fazer bem e como podemos aprender com ela.
Esta ação de aprendizagem ajudará a melhorar o nosso próprio desempenho, reforçando a nossa crença de que podemos crescer ser inspirados pelos
criando mentalidades positivas e auto perpetuantes