LOGIN

REGISTO
Buscador

Aprender com os grandes comunicadores: análise e modelagem

Selecionar língua :

Você deve permitir os cookies do Vimeo para poder visualizar o vídeo.

Desbloqueie o curso completo e obtenha sua certificação!

Você está vendo o conteúdo gratuito. Desbloqueie o curso completo para obter seu certificado, exames e material para download.

*Ao comprar o curso, você ganha dois cursos à sua escolha*

*Veja a melhor oferta da web*

Transcrição Aprender com os grandes comunicadores: análise e modelagem


A modelagem como forma de aprendizagem acelerada

Uma das maneiras mais eficazes de dominar a arte da comunicação é aprender com os grandes comunicadores.

As pessoas bem-sucedidas não se destacam apenas pelo seu conhecimento, mas fundamentalmente porque aperfeiçoaram uma comunicação eficaz, que é a base de qualquer relação humana bem-sucedida.

Convido-o a identificar os seus referências em comunicação: pode ser um líder do seu setor, um palestrante que admira, um profissional do seu meio ou até mesmo uma figura pública.

O objetivo não é copiá-los, mas analisar as habilidades que eles utilizam e adaptar aquelas que ressoam em si ao seu próprio estilo.

Hoje em dia, graças a recursos como a internet, temos acesso a uma infinidade de vídeos, palestras e seminários que podemos usar como um laboratório de aprendizagem para melhorar constantemente a nossa própria comunicação.

O Laboratório de Observação: Uma Análise Detalhada

Para que este exercício de modelagem seja realmente útil, é necessário realizar uma análise e uma observação detalhada e estruturada.

Não basta uma visualização passiva; proponho que se torne um «detetive» da comunicação.

Escolha dois ou três comunicadores que admira e observe-os em diferentes situações: numa reunião, numa conferência, numa entrevista ou mesmo na sua comunicação escrita.

Use uma lista de verificação para analisar os elementos-chave da sua atuação:

  • Comunicação não verbal: como eles usam o contato visual? Qual é o tom de voz deles e como eles o modulam para causar impacto? A linguagem corporal deles (postura, gestos com as mãos) é coerente e reforça a mensagem?
  • Comunicação verbal: quais palavras eles repetem mais e onde colocam a ênfase? A mensagem deles é clara e fácil de entender?
  • Competências interpessoais: como ouvem e como agem quando outra pessoa lhes faz uma pergunta? Transmitem honestidade e autenticidade? Mostram um interesse genuíno pelas outras pessoas?

Estratégias comuns dos comunicadores de sucesso

Ao analisar esses referências, descobrirá que, apesar dos seus estilos pessoais, todos compartilham uma série de estratégias de comunicação fundamentais.

Estas são as competências que deve esforçar-se por identificar e, posteriormente, integrar no seu próprio repertório:

  • Pratica a escuta ativa: não apenas espera a sua vez de falar, mas escuta para compreender, fazendo com que a outra pessoa se sinta ouvida e valorizada.
  • Falam com clareza e concisão: evitam complexidade desnecessária e linguagem técnica, usando palavras simples e diretas para que a sua mensagem seja fácil de entender.
  • Comunicam-se com empatia: têm a capacidade de se colocar no lugar do seu público e compreender as suas emoções, o que lhes permite criar uma conexão muito mais profunda.
  • Eles usam o poder da narrativa: sabem que as histórias são mais memoráveis e emocionalmente atraentes do que os dados, por isso as utilizam para tornar as suas ideias


aprender com os grandes comunicadores analise e modelagem

Publicações Recentes de habilidades comunicativas

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?

Buscar