Transcrição Corpos endomórficos
De seguida, abordaremos as generalidades relativas ao estudo dos corpos endomórficos, as suas caraterísticas e particularidades. Os corpos endomorfos têm caraterísticas metabólicas complexas, razão pela qual são agrupados numa classificação separada. É importante que, se tem este tipo de corpo, tenha a informação necessária para lidar com as suas dificuldades, em termos de massa muscular e perda de peso.
Ao longo deste guia, iremos abordar algumas das caraterísticas básicas que distinguem este tipo de corpo e algumas dicas sobre como manter o seu peso corporal sob controlo.
Corpo endomorfo: Os corpos endomorfos são uma classificação de tipos de corpo, que agrupa os indivíduos que, devido às suas caraterísticas biológicas e ao seu tipo metabólico, tendem a ganhar peso facilmente e têm problemas em trabalhar a sua massa muscular. São geralmente corpos robustos, sem músculos tonificados e com grandes reservas de gordura. O seu metabolismo é lento, os seus membros são geralmente pouco longos em relação ao tronco e têm uma certa facilidade em manter a massa muscular adquirida. Aumento da gordura corporal: Como dissemos, os corpos endomorfos tendem a aumentar a sua gordura corporal, o que se deve, grosso modo, à presença de um metabolismo lento e à capacidade de armazenar gordura como depósito em caso de emergência. Estas caraterísticas nos tempos primitivos podiam ajudar a sobreviver, compreendendo que a alimentação não era garantida, e que não podíamos contar com a segurança de ter um prato de comida todos os dias, os endomorfos desenvolveram a capacidade de criar reservas de gordura como emergência para períodos de escassez. Atualmente, esta capacidade não tem qualquer significado, uma vez que os nossos hábitos alimentares mudaram e é normal comermos todos os dias. Massa muscular: A massa muscular é uma caraterística interessante dos corpos endomorfos. Embora no início seja muitas vezes difícil obter massa muscular, quando esta começa a aumentar, as reservas de gordura do próprio corpo permitem que a manutenção do volume muscular conseguido seja sustentável ao longo do tempo. Controlo do peso: As pessoas com corpos endomorfos devem vigiar o seu peso corporal, pois qualquer descuido pode levar a um aumento descontrolado do peso. Por isso, recomenda-se a manutenção de sessões de treino intensas, focadas no ganho de massa muscular. O aumento da massa muscular é a melhor ferramenta que estas pessoas têm para combater as reservas desnecessárias de gordura no corpo.
Ao mesmo tempo, recomenda-se uma alimentação equilibrada, muito rica em proteínas e pobre em hidratos de carbono. Isto ajudará a manter um estilo de vida saudável e a evitar a acumulação de gordura.
Planeando cuidadosamente a nossa dieta e rompendo com os estilos de vida sedentários, podemos manter um corpo saudável e atlético, independentemente das tendências biológicas presentes.
O importante aqui é manter o metabolismo ativo, não devemos deixar que as rotinas passivas tomem conta do nosso dia a dia. Uma combinação de treino de força e uma dieta saudável e pobre em hidratos de carbono é suficiente para alcançar o corpo que desejamos. Ao tirar partido das vantagens que os endomorfos têm em termos de manutenção da massa muscular, conseguimos concentrar esta capacidade de criar reservas de gordura apenas em benefício dos nossos músculos.
corpos endomorfos