Transcrição Visão geral do coaching nutricional
Desde há alguns anos, o coaching nutricional tem sido reconhecido em numerosas publicações científicas em Espanha e em muitos países do mundo como um método eficaz para ajudar algumas pessoas a alcançar os seus objectivos nutricionais, orientando-as para soluções, ajudando-as a identificar os aspectos emocionais e psicológicos que as impedem de alcançar os seus objectivos.
Devemos esclarecer que o coach nutricional não substitui o dietista-nutricionista, que é o único habilitado para realizar a avaliação nutricional do paciente e orientá-lo para a dieta adequada. Seria um erro grave seguir uma dieta orientada por um nutricionista se este não tiver uma licenciatura em nutrição humana e dietética. A função do nutricionista é acompanhar, orientar e ajudar a pessoa a realizar as mudanças nutricionais e de estilo de vida que lhe são propostas.
Se quisermos fazer mudanças importantes na nossa alimentação, o ideal seria procurar um profissional dietista-nutricionista, habilitado como coach nutricional; ou dois profissionais destas áreas, trabalhando em equipa interdisciplinar.
Conceito de coaching nutricional
É um processo através do qual o paciente identifica e supera os seus obstáculos, cria o ambiente adequado e adopta a atitude e a determinação necessárias para conseguir a transformação da sua alimentação, modificando também o seu estilo de vida.
O processo de coaching nutricional não se centra apenas na dieta e nos hábitos alimentares, mas orienta o paciente para as soluções, ajudando-o a definir os objectivos que deseja alcançar, a aumentar a motivação e a identificar obstáculos e barreiras emocionais; com o objetivo de o converter em pessoa ativa no cuidado dos seus hábitos alimentares e da sua qualidade de vida.
Benefícios do coaching nutricional para o paciente
- O paciente, aconselhado pelo coach, estabelece os seus próprios objectivos concretos e realistas.
- Favorece o envolvimento e o compromisso do paciente na consecução dos objectivos.
- São identificadas as crenças e os pensamentos que impedem a realização dos objectivos.
- Reforça a autoestima e a auto-confiança das pessoas.
- Aprendemos a gerir as nossas emoções para que não interfiram com a nossa alimentação.
- É seguida uma dieta personalizada, adaptada às necessidades e objectivos do paciente.
- Desativação de hábitos alimentares pouco saudáveis.
- Ajuda o paciente não só a ganhar ou perder peso, mas também a mudar a sua relação com a comida para o resto da sua vida.
Quem precisa de coaching nutricional
Algumas pessoas conseguem atingir os seus objectivos nutricionais depois de seguirem as diretrizes nutricionais fornecidas pelo nutricionista, pelo que não necessitam dos serviços de um técnico de nutrição.
O coaching nutricional é recomendado para pessoas que tenham tido as seguintes experiências em relação à sua alimentação:
- Há algum tempo que querem melhorar a sua alimentação, mas ainda não encontram razões suficientes para o fazer, ou não se sentem capazes de seguir uma dieta por diferentes razões.
geral