Transcrição O valor
No âmbito da formação para treinadores de negócios, apresentamos um tema interessante e de grande alcance no domínio das ciências humanas, dos negócios e da vida em geral. Por vezes, perguntamo-nos o que dá sentido às coisas que nos rodeiam, talvez a sua utilidade ou a influência que podem ter na nossa vida quotidiana. Tudo isto está escondido por detrás de um conceito importante, o valor. O que é o valor?
O valor é um conceito muito amplo que dá sentido ao nível subjetivo da nossa consciência do que nos rodeia. O valor é a importância, a utilidade, o significado ou a validade que atribuímos a uma coisa, uma ação, uma ideia, uma palavra ou um ser. Tem aplicação em todas as matérias ou disciplinas em que estamos envolvidos, como a ciência, as humanidades, a arte, a economia, a religião e muitas outras. Em axiologia, um ramo da filosofia, o conceito de valor diz respeito à qualidade que certas realidades têm de serem estimadas e consideradas como bens num sentido moral; podem ser relativos e até positivos e negativos, superiores ou inferiores.
O CUSTO.
No domínio dos negócios, que é aquele que nos diz respeito, há algo com que lidamos constantemente e que é o custo, o preço, o montante. Isto diz-nos o que o nosso dinheiro pode comprar ou o que é preciso pagar para adquirir um produto. Mas onde está o valor? Naturalmente, temos tendência a confundi-los com o mesmo objetivo, mas não são a mesma coisa. O valor é algo que actua mais a um nível subjetivo, como a qualidade do serviço, a sua durabilidade ou se satisfaz plenamente as nossas necessidades. No mercado existe uma variedade de ofertas, diversidade de marcas e preços. Quando vamos às compras, olhamos sempre para o custo, para quanto dinheiro precisamos, mas raramente olhamos para o valor do que estamos a adquirir. Será que um produto mais caro é a melhor oferta? Sem dúvida, alguns oferecem melhores garantias e vantagens, ou normalmente são produtos que têm um bom trabalho de marketing por detrás precisamente para isso; para fornecer valor.
Valor e custo.
Para o cliente, o mais difícil de discernir se o valor corresponde ao custo de algo é saber o que está a comprar, por exemplo, um cliente vai comprar um carro, mas não sabe nada sobre carros, é normal que escolha um carro económico em termos de preço, porque não conhece as propriedades ou vantagens de um carro do último modelo que, embora um pouco mais caro, o seu consumo de combustível é menor e o seu conforto torna-o mais confortável e simples do que os modelos anteriores, ou o seu lote de garantias permite condições de pagamento e assim por diante.
Aqui o custo seria um número a atingir, mas o valor é algo garantido.
Outra forma de ver o valor de acordo com o cliente é se este satisfaz as suas necessidades mais urgentes. Temos o exemplo de um jovem casal que está à procura de uma casa para viver. Temos duas ofertas, uma no campo e outra na cidade. É óbvio que viver na cidade é um pouco mais caro do que viver no campo, mas quais são as necessidades destes clientes? Certamente que procuram uma vida socialmente ativa, onde possam interagir com muitas pessoas e estejam perto de oportunidades de viagem ou de emprego e pagam o preço para viver na cidade porque há melhores soluções para as suas necessidades e prioridades; por isso, independentemente do preço, para eles uma casa na cidade tem mais valor.
Tornar o valor visível.
Como é que tornamos o valor visível para o cliente? É para isso que aqui estamos. Aprender, como treinador de negócios, a fazer com que o cliente veja o valor de um determinado produto que não conhece. Tornar o valor do produto visível é sempre importante, e ainda mais quando o produto é de natureza complexa ou técnica, porque o cliente fica com melhor informação sobre o que está a comprar e podemos incutir uma educação do consumidor baseada em valores e não em preços. Para tal, é necessário investir no marketing, que pode ser mais fácil de valorizar através do visual e poupar algum trabalho, mas o contacto com o cliente é fundamental para estabelecer uma ligação humana. Peça aos clientes um inquérito favorável sobre o produto, quer nas suas redes sociais, quer em reviews, isso ajudará muito na credibilidade da empresa.
Valor e tempo.
O valor não é algo que se cria num piscar de olhos, é preciso algum tempo para construir um produto sério e valioso. Por vezes acontece que um cliente tem pressa em concluir um proce
valor