logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Sociedades

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Sociedades


Quando ouvimos a palavra corporação, pensamos mais frequentemente numa empresa multinacional com um alcance maciço, do tamanho de um país inteiro, do que numa pequena empresa. Mas, na realidade, as empresas não têm de ser empresas gigantescas.

Se considerarmos a maioria das empresas, apercebemo-nos de que são constituídas por pequenas empresas. As empresas são entidades jurídicas de direito próprio e podem ter receitas de milhares de milhões de dólares. Ou podem ter receitas de alguns milhares de dólares. Uma empresa pode ser tão grande como a Apple ou tão pequena como uma única pessoa.

O que separa as empresas de outros tipos de negócios não é o tamanho. É o facto de serem entidades jurídicas separadas dos seus proprietários e acionistas, o que as mantém protegidas de qualquer responsabilidade pessoal por processos judiciais ou dívidas.

Caraterísticas das sociedades anónimas

Embora, na maioria dos casos, os acionistas e proprietários da sociedade estejam isentos de responsabilidade pessoal, pode haver algumas excepções. No caso de, por exemplo, alguns dos proprietários ou acionistas utilizarem a sociedade como sociedade de pessoas ou sociedade unipessoal, qualquer juiz pode ignorar a estrutura da sociedade e decidir que eles são pessoalmente responsáveis.

Para evitar que algo assim aconteça, os proprietários e acionistas devem ter o cuidado de não ultrapassar a fronteira legal entre eles e a sociedade.

Um dos requisitos a serem rigorosamente seguidos na constituição de uma sociedade anónima é respeitar a burocracia empresarial da sociedade. As reuniões entre os acionistas e a administração devem ser realizadas com regularidade. Para além disso, todo este processo deve ser devidamente documentado.

Outra orientação a ter em conta é que as contas bancárias dos proprietários e acionistas não podem ser misturadas com as da sociedade.

Embora nas sociedades anónimas a responsabilidade pessoal dos proprietários esteja assegurada, isso não significa que não possam perder os seus investimentos iniciais ou posteriores. É por isso que o seguro de empresa é tão importante para o manter protegido nestes casos. Deve ter em conta que o seguro não o ajudará em caso de despesas normais da empresa.

Vantagens e desvantagens das sociedades anónimas

As sociedades anónimas não são infalíveis e a constituição de uma sociedade anónima tem as suas vantagens e desvantagens. Eis algumas delas:

  • Vantagens: Uma sociedade anónima é ideal para o empresário proteger os seus recursos pessoais, embora isso não signifique que a própria empresa esteja protegida. As sociedades têm muitos benefícios fiscais na maioria dos países, concedidos pelos governos para estimular a economia. Nas sociedades anónimas, pode haver qualquer tipo de alterações nos seus proprietários e acionistas, e estas não são afectadas por isso. Em caso de eventualidades, as sociedades podem transferir a propriedade com relativa facilidade, sujeita a algumas restrições, dependendo da est


sociedades

Transcrição Sociedades



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?