logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Empresário em nome individual

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Empresário em nome individual


Normalmente, os empresários, quando começam com uma empresa em nome individual ou com alguns sócios, criam uma empresa em nome individual. Consoante as suas necessidades, pode manter esse tipo de estrutura jurídica durante o tempo que quiser, ou pode optar por mudar para outro.

A sociedade unipessoal tem geralmente apenas um proprietário e, de todas as formas de estruturar juridicamente as empresas, é a mais simples e mais económica.

Quando cria uma nova empresa por conta própria e não apresenta documentos para se tornar uma sociedade anónima ou uma sociedade de responsabilidade limitada, torna-se automaticamente um empresário em nome individual.

Vantagens e desvantagens da empresa em nome individual

Embora a sociedade unipessoal seja a mais simples de todas as sociedades unipessoais, existem algumas considerações a seguir. Dependendo do local onde decidir estabelecer a sua empresa, a administração local pode exigir documentos como licenças ou autorizações.

Também podem existir regulamentos relativos à sinalética que pode utilizar, caso a sua empresa tenha uma localização física. Note-se que estas especificidades burocráticas não entram no processo de constituição de uma empresa em nome individual, uma vez que esta não existe de facto. Vantagens:

  • Qualquer empresário que esteja em acções empresariais por conta própria, é na sua essência um empresário em nome individual. Neste caso, todos os lucros serão obtidos pelo proprietário. A propriedade da empresa só pode ser detida por uma única pessoa ou por um casal, não mais do que isso.
  • O lucro da empresa está ligado tanto ao imposto profissional como ao imposto sobre o trabalho independente, uma vez que este tipo de empresário trabalha por conta própria.
  • Uma das vantagens de uma empresa em nome individual é a facilidade de rescisão e de retirada se não houver investidores ou credores para reembolsar o seu depósito.

Desvantagens:

  • Um dos principais pontos fracos deste tipo de empresa é o facto de todas as responsabilidades financeiras e jurídicas do empreendimento recaírem também sobre o seu proprietário. Isto significa que, no caso de uma ação judicial contra a empresa, o proprietário é diretamente


sociedade unipessoal

Transcrição Empresário em nome individual



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?