Transcrição Sessão de descoberta
O trabalho de orientação do coach para o cliente é normalmente efectuado nas chamadas sessões de coaching. Uma sessão de coaching é o espaço onde o cliente e o coach trocam e comunicam sobre os diferentes temas a abordar no caminho para a preparação do cliente. Algumas destas sessões iniciais são definidas como sessões de descoberta, que são essenciais no processo cognitivo a realizar para formular o perfil mais exato possível do cliente.
Ao longo deste guia, iremos abordar algumas das questões essenciais que deve dominar para conduzir com sucesso as suas sessões de descoberta.
Experiência anterior e formação pessoal
Entre as questões mais importantes a abordar nas suas sessões de descoberta encontram-se a experiência anterior e a formação pessoal do cliente. Conhecer estes aspectos permitir-lhe-á saber quais as deficiências básicas que precisa de trabalhar com o seu cliente, a fim de cobrir a sua preparação pessoal para o negócio que pretende iniciar.
É difícil começar num mercado em que nunca se participou, nem mesmo como empregado. Quanto mais experiência e preparação o cliente tiver no tipo de serviço ou produto que pretende oferecer com a sua atividade, mais probabilidades terá de fazer prosperar rapidamente o seu empreendimento.
O facto de o nosso cliente não ter experiência anterior não o isenta da possibilidade de iniciar um determinado negócio, desde que consiga colmatar essa falta de experiência recorrendo a outros recursos. Um exemplo disso poderia ser associar-se a alguém que domina os elementos teóricos e práticos que lhe faltam, ou simplesmente investir tempo e dinheiro para cobrir a sua formação antes de iniciar a sua atividade.
Disponibilidade de tempo
Quando começamos um novo negócio, precisamos de ter tempo suficiente disponível para gerir e desenvolver toda uma série de acções que serão necessárias antes de podermos tornar o nosso negócio rentável. É uma realidade que muitos empresários iniciam uma empresa mantendo o seu emprego formal, com o objetivo de cobrir as suas necessidades financeiras enquanto a empresa prospera.
Embora isso não seja um problema em si, é importante que o empresário tenha tempo disponível para gerir a empresa ou os resultados não serão positivos. Nem todos os negócios exigem a mesma atenção, pois, por exemplo, alguns tipos de franchising já têm um modelo bastante automatizado. No entanto, a gestão do negócio não se limita às operações ou aos processos de trabalho, mas existem muitos outros elementos como o marketing, as finanças, a legalidade, entre outros, que exigirão a nossa atenção, especialmente nos primeiros meses.
Recursos financeiros
O último ponto que iremos abordar neste guia é o dos recursos financeiros. Embora a disponibilidade de tempo seja um dos recursos mais importantes para fazer prosperar um negócio, os recursos financeiros são essenciais para cobrir as diferentes despesas envolvidas na obtenção das autorizações e licenças necessárias para o exercício de qualquer atividade económica. O nível ótimo de recursos financeiros para criar uma empresa de raiz dependerá significativamente do tipo de empresa que se pretende criar.
É por isso que devemos ser capazes de discernir os montantes aproximados de capital necessários para o tipo de empreendimento em que nos estamos a envolver, para que possamos garantir que o nosso capital pode cobrir essas exigências durante o tempo necessário para tornar a empresa rentável.
As finanças são um assunto muito delicado e devem ser tratadas com grande precisão se não quisermos ver interrupções forçadas no caminho devido à falta de capital para continuar.
sessao descoberta