logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Evite preconceitos em relação aos seus clientes

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Evite preconceitos em relação aos seus clientes


Ao longo deste guia, iremos abordar algumas das questões mais importantes relacionadas com a relação com os clientes e o impacto das primeiras impressões. As primeiras sessões de coaching com os nossos clientes são essenciais, pois funcionam como uma descoberta para ambas as partes. Nesta altura, é normal que cometamos alguns erros, como por exemplo, julgar antecipadamente os nossos clientes sem ter elementos suficientes para formar um perfil exato dos mesmos.

Os preconceitos são muito prejudiciais quando se trata de criar opiniões ou de começar a descobrir uma pessoa pela primeira vez. Por causa dos preconceitos, geramos cenários que se desviam da realidade, enviesando a nossa forma de agir e condicionando-nos por elementos que não são coerentes e não são objectivos com o que vamos descobrir à medida que continuamos a interagir.

Tendo em conta a importância destes elementos para o desenvolvimento das competências de comunicação de cada coach, vamos rever alguns dos elementos básicos relacionados com os preconceitos em relação aos clientes.

O que são preconceitos?

Preconceito significa fazer suposições sobre um determinado evento ou pessoa sem ter os elementos necessários para o fazer. Ao fazermos juízos prévios, estamos a antecipar o processo cognitivo envolvido no conhecimento profundo de uma pessoa. O preconceito é exatamente isso, julgar antes do tempo. Os preconceitos são altamente problemáticos, porque criam impressões inexactas da realidade, obscurecendo assim a nossa capacidade de raciocínio e interferindo nas nossas relações interpessoais.

As pessoas preconceituosas geralmente descobrem o seu erro quando se dão ao trabalho de ter uma troca de impressões aprofundada com a pessoa que preconceberam. Infelizmente, os preconceitos são mais comuns do que parecem e estão muitas vezes disfarçados sob expressões como "primeiras impressões".

As primeiras impressões são geralmente apenas preconceitos infundados, é muito improvável que possamos construir um perfil minimamente correto de qualquer pessoa com base apenas nas primeiras trocas de impressões.

As primeiras trocas de impressões não são as mais úteis

As primeiras trocas de impressões não são as mais úteis para conhecer um cliente e traçar um perfil sobre ele. Quando um cliente se dirige a um coach e começa a desenvolver-se uma relação profissional entre os dois, ocorre uma série de acontecimentos que prejudicam a espontaneidade da comunicação. Entre o coach e o cliente, durante as primeiras sessões de coaching, medeiam factores como a timidez, o nervosismo, o desconforto, as expectativas, a falta de confiança, as inseguranças, etc.

Isto significa que a relação que se desenvolve durante as primeiras trocas não pode fluir naturalmente ou num clima de confiança. É por isso que não nos devemos guiar pelas primeiras impressões.

Utilizar as primeiras trocas de impressões para criar confiança

Sabendo que as primeiras trocas de impressões com os nossos clientes não serão muito úteis para conhecer em profundidade o perfil do cliente, recomenda-se que as utilizemos para começar a criar um clima de confiança que nos ajude a obter informações reais sobre o cliente. Durante as primeiras trocas de impressões, tente ser aberto e deixar que o seu cliente o conheça, pelo menos nos aspectos mais gerais. Quase todos nós estamos mais dispostos a falar sobre nós próprios quando recebemos algo da pessoa com quem estamos a lidar.

Ao sermos generosos na forma como trocamos impressões com o cliente, criamos o espaço para que as sessões seguintes sejam muito mais reais e fluam naturalmente. Evite formalidades excessivas que direcionam a conversa para as aparências, lembre-se que o que procura é que o cliente lhe mostre a sua verdadeira face.


preconceitos clientes

Transcrição Evite preconceitos em relação aos seus clientes



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?