Transcrição Obstáculos
Quando decidimos iniciar um novo negócio, é comum surgirem obstáculos que tentarão atrasar o nosso desenvolvimento. A forma como conseguimos lidar com estes obstáculos pode ser a diferença entre levar a nossa atividade a bom porto ou condená-la ao fracasso. Os obstáculos são uma parte essencial de qualquer percurso empresarial, como o são em qualquer aspeto normal da vida, e é por isso que temos de aprender a lidar com eles de forma inteligente e criativa.
Nem todos os obstáculos representam o mesmo problema para uma empresa, pelo que devem ser analisados de diferentes perspectivas para serem abordados com estratégias específicas. Desta forma, evita-se o desperdício de recursos e esforços, continuando a avançar com outros processos empresariais essenciais.
Durante este guia, iremos abordar alguns dos elementos essenciais que giram em torno dos obstáculos no desenvolvimento do nosso negócio e como aprendemos a lidar com eles.
Avaliar a magnitude dos obstáculos
É óbvio que encontrará obstáculos ao longo do caminho que o impedirão de avançar até serem resolvidos, mas nem todos os obstáculos são igualmente significativos e não requerem a mesma atenção da sua parte. Não se detenha em cada contratempo e dê prioridade aos impedimentos que realmente o estão a impedir de avançar. Saber como medir as nossas prioridades é uma parte fundamental da gestão dos nossos recursos e esforços.
Se o problema em que está a trabalhar atualmente não o impede de continuar a desenvolver outros processos na sua empresa, é melhor adiá-lo e concentrar-se em avançar enquanto são criadas as condições necessárias para resolver o que ficou pendente. O adiamento é uma atitude inteligente quando é feito para poupar tempo e não prejudicar a conclusão de tarefas mais importantes.
Não se esqueça que adiar um obstáculo não significa que não o vai enfrentar na devida altura, mas sim que está a organizar as prioridades da sua empresa de forma a otimizar os seus resultados e a não ficar atolado em tarefas secundárias.
Aprender a delegar
Todos os empresários se deparam com o momento em que têm de começar a delegar tarefas aos seus empregados. Temos a ideia errada de que somos as pessoas mais competentes para resolver todos os problemas que surgem na nossa empresa, e é por isso que temos dificuldade em delegar tarefas secundárias que podem ser tratadas por trabalhadores que têm melhores condições e especialização para essa questão específica.
Delegar tarefas permitir-lhe-á concentrar-se nos pontos que requerem a sua atenção e naqueles para os quais está mais apto. Deixe que aqueles que têm mais experiência do que você e foram contratados para fazer o trabalho se ocupe
obstaculos