Transcrição Vantagens de ser dono do seu próprio negócio
Começar o seu próprio negócio é uma atividade arriscada. No início, pode ser um pouco assustador aventurar-se no mundo do empreendedorismo, mas o velho ditado "sem risco, não há lucro" é muito verdadeiro. Se quiser ser um empresário de sucesso, tem de avaliar corretamente os riscos e as recompensas de criar a sua própria empresa. Ao mesmo tempo, não o aconselho a deixar o seu emprego e a lançar-se completamente na criação da sua própria empresa sem primeiro ter um plano detalhado de como o vai fazer.
Eis algumas das principais vantagens de criar a sua própria empresa:
- Independência e flexibilidade: Quando cria a sua própria empresa, torna-se, por defeito, o seu próprio patrão, o que lhe dá muito mais independência e autonomia para gerir o seu tempo da forma que achar melhor. Permite-lhe definir o seu horário como entender, vestir a roupa com que se sente mais confortável e não perder eventos importantes da sua vida pessoal. Ter o seu próprio negócio facilita-lhe a definição das suas prioridades, sem a interferência de terceiros.
- Realização profissional e pessoal: Quando se é o principal responsável pelo sucesso ou fracasso de uma empresa, sentir-se-á muito mais realizado e completo quando atingir os seus objectivos. Muito mais do que quando está subordinado a outro empresário. Também aumentará o seu valor como pessoa, uma vez que, como empresário fundador, ganhará o respeito e a admiração dos seus amigos e colegas.
- Compensação financeira: Uma das principais razões pelas quais decidimos criar a nossa própria empresa é o dinheiro. Como empresário, a quantidade de dinheiro que pode ganhar é muito superior à que teria conseguido como empregado.
- Domínio sobre o seu percurso: A maioria dos empresários considera-se uma pessoa dominante e controladora, que prefere ser ela a tomar todas as decisões. É por isso que ter o seu próprio negócio lhe dará a liberdade e o controlo sobre as principais decisões da sua vida. Isto também tem algumas desvantagens, uma vez que toda a responsabilidade recai sobre si, o que pode ser intimidante para muitas pessoas.
Como empresário, uma das competências que deve ter e pôr em prática é delegar, para que não se sinta sobrecarregado por toda a responsabilidade que recai sobre si. É também claro que, quando se equilibram corretamente as decisões pessoais e profissionais, sendo o próprio patrão, é possível viver uma vida mais preenchida.
- Estabelecercontactos com muito mais pessoas: Um empresário, durante a sua carreira, conhecerá muitas pessoas e estabelecerá muitos contactos com outros empresários, investidores, mentores e colegas. Isto permitir-lhe-á ter muito mais opções para escolher com quem quer trabalhar.
Se não estiver satisfeito com os seus empregados ou colegas, tem a liberdade de os mudar e procurar outros que sejam mais acessíveis. Ser proprietário da sua própria empresa permitir-lhe-á rodear-se das pessoas que mais contribuem e não daquelas que lhe tiram o seu tempo. Quanto mais pequena for a sua empresa, mais flexibilidade terá para escolher com quem quer trabalhar.
- Ganharexperiência: Já deve saber que começar o seu próprio negócio representa um risco considerável, mas com uma recompensa que vale a pena. Isto significa que quanto mais experiência e prática tiver, mais minimizará o risco de fracasso. Como em tudo o que se propõe fazer na vida, quanto mais se faz, melhor se torna.
Com o tempo, aprenderá a distinguir as más oportunidades das boas. Como empr
negocio proprio