logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Registo de uma marca

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Registo de uma marca


As marcas registadas tornaram-se cada vez mais populares nos últimos anos. É frequente ver relatos de empresas que registam as suas marcas ou que se encontram numa batalha legal por causa delas. Com este aumento de notoriedade, pode perguntar-se se deve registar a marca da sua empresa, especialmente se tiver um nome e um logótipo únicos.

O registo da sua marca pode trazer muitos benefícios, mas, ao mesmo tempo, pode ser bastante dispendioso de manter. Antes de mais, é necessário saber o que é uma marca registada. Pode incluir qualquer frase, palavra, desenho ou uma mistura de todos estes aspectos que identifique a sua empresa. É a forma como os consumidores reconhecem a sua empresa e a distinguem da concorrência.

A maioria das empresas de maior sucesso no mercado registou as suas marcas, o que inclui não só o nome, mas também os seus logótipos, o que as torna muito mais fáceis de reconhecer. Se eu mencionasse a Apple, a Microsoft, a Samsung, a Coca-Cola ou a McDonald's, saberia rapidamente quais são os seus logótipos.

Vantagens de registar a sua marca

Eis algumas das principais vantagens de registar a sua marca:

  • Impedeque outras pessoas a utilizem: Ao registar a sua marca, está a impedir, em certa medida, que outras pessoas utilizem nomes ou logótipos semelhantes ao seu para as suas próprias empresas. Porque ao registar a sua marca, esta aparecerá na página Web que contém todas as marcas registadas e, com apenas uma pesquisa, a pessoa saberá que não pode utilizá-la.
  • Proteção jurídica: Ao ter a sua empresa registada, terá uma garantia de proteção contra qualquer tipo de conflito jurídico. No caso de outra empresa ter utilizado logótipos, nomes ou frases que registou como seus, pode intentar uma ação judicial por plágio para impedir que utilizem a sua marca como sua.
  • Aumentar o reconhecimento da sua empresa: Uma vez registada a sua marca para uso nacional e internacional, pode utilizá-la em todo o tipo de campanhas de marketing sem receio de ser processado. Se não a registar, poderá ficar limitado à utilização da sua marca apenas na sua província ou estado.
  • Melhorar a imagem da sua empresa: Ao registar a sua marca, pode começar a construir uma imagem em torno dela. Pode utilizar o seu nome e logótipos para posicionar a sua empresa de forma mais proeminente no mercado. O logótipo e o nome da empresa são a melhor forma de a sua empresa ser identificada num sector muito concorrido e, ao registá-los, minimiza o risco de outra pessoa os utilizar e reduzir o seu valor.
  • Torna a sua empresa mais atraente para os investidores: A segurança que advém do registo da sua marca não é apenas para si; os seus potenciais investidores também se sentirão mais seguros se a sua empresa tiver uma marca registada. Se planeia passar pelo processo de procura de investimento externo, descobrirá que uma das principais caraterísticas que os investidores procuram numa empresa é que tenham um risco reduzido de perder o seu dinheiro. Ao registar a sua marca, comunica a esses investidores que a sua empresa tem uma base jurídica sólida e duradoura.
  • Facilitaaos seus clientes encontrarem a sua empresa: O mercado atual está muito saturado. Independentemente do segmento que tenha escolhido para a sua empresa, terá provavelmente muita concorrência. Mas, ao ter uma marca única que mais ninguém pode replicar, facilita a identificação da sua empresa pelos clientes no meio da multidão de outras empresas.
  • Transmite credibilidade à sua empresa: Quando a sua marca já está registada, pode começar a utilizar o símbolo ® por trás do nome da empresa. Este símbolo transmite automaticamente credibilidade e legitimidade a quem o vê. O cliente, o investidor e até os concorrentes ao verem que a sua marca está registada sabem que a sua empresa é séria e que reivindica o seu próprio espaço no mercado.

Principais passos para registar a sua marca

Para registar a sua marca, são necessários alguns requisitos, entre os quais

  • Informações detalhadas sobre a empresa e seus sócios.
  • O nome da marca.
  • Desenho da marca. Isto deve incluir logótipos, paleta de cores e outras decisões de design relativas à empresa.
  • Documentos legais, como procurações, se necessário.
  • A taxa de inscrição e os procedimentos.
  • Regras para a utilização da marca registada.
  • Serviços ou produtos que também estão associados à marca registada.

Organizar os documentos específicos da marca

O primeiro passo que deve dar para o registo da sua marca é ter previamente organizada toda a documentação sobre a sua marca. Para isso, deve consultar as autoridades de registo do seu país e localidade para saber em detalhe que tipo de informação deve ser incluída.

Os aspectos mais importantes nesta etapa são o nome da marca e o logótipo da marca. Para tal, deve certificar-se de que mais ninguém utiliza um logótipo ou nome semelhante. É fundamental que o logótipo que conceber seja o mais exclusivo possível, de modo a facilitar o processo de registo. A maioria dos agentes de registo dedica-se a pesquisar minuciosamente o mercado para que não haja duas marcas demasiado semelhantes, de modo a proteger todos os envolvidos.

Verifique também qual o método que pode utilizar para lhes fazer chegar esta documentação. Se a deve levar em formato físico ou em formato digital. E se for em formato digital, pode ser pessoalmente ou completamente online.

Compilar os dados legais da sua empresa

Esta etapa também é muito variável, dependendo do país onde pretende registar a sua empresa. Cada marca registada terá de ser utiliza


marca registo

Transcrição Registo de uma marca



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?