Transcrição Vender a sua história pessoal
Até agora, desenvolveu várias ferramentas para atrair e reter clientes, que servirão de base para minimizar o medo de falhar nos seus esforços publicitários. Sem esta base estável, ser-lhe-á mais difícil atrair o seu público.
À medida que foi trabalhando e crescendo como empresário, adquiriu uma experiência inestimável que pode utilizar como meio de promoção de si próprio e da sua empresa. As pessoas reagem de forma muito positiva a histórias pessoais e empáticas. Quando mostra aos seus clientes o seu percurso pessoal e os obstáculos que teve de ultrapassar através de uma história envolvente e bem contada, eles começam a vê-lo como alguém a seguir e a replicar.
Como vender através de uma história?
Vender através de uma história é uma ferramenta de comunicação que ajuda o empresário a transmitir de forma mais eficaz o seu discurso através de histórias, normalmente de um ponto de vista pessoal, que servem para criar empatia e uma resposta emocional por parte do ouvinte.
Utilizar uma história pessoal, com a qual os clientes, investidores e outros se possam identificar, permite-nos estabelecer uma ligação a um nível mais profundo com eles. As emoções são a base da nossa reação básica aos estímulos e, através deste método, incita-se este tipo de resposta para estabelecer uma ligação a vários níveis.
Para que a vossa história faça sentido e não pareça desligada da realidade, aconselho-vos a seguirem esta estrutura:
- Em primeiro lugar, uma premissa que devemos demonstrar no final da nossa história.
- Incluir sempre conteúdo de valor humano que sirva para envolver emocionalmente o cliente.
- Deve ter um protagonista ou herói com o qual as pessoas se possam identificar e investir no seu sucesso.
- Deve também incluir um objetivo claro e preciso para o herói e os obstáculos que ele tem de ultrapassar para atingir o seu objetivo.
Tipos de histórias que pode utilizar
Pode utilizar muitos tipos de histórias para obter uma resposta emocional do seu público, cabendo-lhe a si escolher a que melhor se adapta ao seu estilo pessoal e aos seus objectivos de vendas. Alguns tipos de histórias que pode contar são
- A história da criação do seu produto ou serviço.
- A sua própria experiência pessoal que o levou a comercializar o seu produto ou serviço.
- Uma anedota relacionada.
- Utilizar a experiência de um cliente na utilização dos seus produtos ou serviços.
Exemplo de uma história
"A loja mais conhecida do mundo tem mais de 60 anos de história. Tudo começou nas florestas do sul da Suécia, em 1943, quando o seu fundador, Ingvar Kamprad, tinha 17 anos e vendia fósforos aos seus vizinhos quando era criança e percebeu que comprá-los por grosso, mesmo que os vendesse a preços baixos, lhe daria lucro".
Esta é a história de como o fundador da famosa loja de móveis IKEA se iniciou no mundo do empreendedorismo. É uma versão resumida, mas tem todas as caraterísticas básicas de uma boa história pessoal.
historia do pessoal