logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

O que é o DBA?

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição O que é o DBA?


DBA ou 'Doing business as' também conhecido como nome comercial, é o nome fictício que escolhe para a sua empresa, diferente do seu, para utilizar no exercício da atividade. Este nome difere da denominação legal registada da empresa, uma vez que, quando se cria uma empresa pela primeira vez, a sua denominação legal é, por defeito, a do indivíduo ou organização que funda a empresa. Isto acontece no caso de não registar a sua empresa como uma entidade jurídica ou se decidir utilizar um DBA.

Vamos utilizar um exemplo prático. Um empresário chamado John Smith decide iniciar uma atividade de coaching empresarial como empresário em nome individual. Neste caso, a sua empresa terá o mesmo nome que a sua. Mas John decidiu registar a sua empresa sob uma DBA.

John's Business Coach Academy. Ao fazê-lo, o seu nome legal, John Smith, não está legalmente associado à designação comercial da sua empresa, embora continue a assumir todas as responsabilidades e acções fiscais da mesma.

Caraterísticas da DBA

Nem todas as empresas necessitam de um DBA para funcionar de forma mais eficaz. Tal dependerá do tipo de organização jurídica da empresa, dos estatutos locais e das preferências do proprietário.

Em geral, as empresas em nome individual e as sociedades de pessoas são as mais susceptíveis de utilizar DBAs para evitar a utilização do nome completo de um dos seus sócios. Isto deve-se ao facto de as empresas em nome individual e as parcerias não estarem constituídas em sociedade, pelo que não são obrigadas a apresentar documentação sobre a fundação da empresa ou a registar uma designação comercial para a empresa.

É necessário registar o DBA junto das organizações locais do seu país que o fazem. Embora o proprietário e a empresa sejam legalmente a mesma entidade, o que significa que têm o mesmo nome. Mas, no caso do registo de um DBA, continuam a ser a mesma entidade, mas com dois nomes diferentes.

Na maioria dos países, as empresas, as sociedades em comandita simples e as sociedades anónimas não são obrigadas a registar um DBA. Este tipo de organização empresarial legal requer a utilização de um nome comercial ao registar-se junto do governo local.

No entanto, se o proprietário assim o desejar, pode ser utilizado um DBA para estas empresas. Isto é feito para permitir que os parceiros do empreendimento realizem negócios sob um nome diferente do registado na documentação.

Na maioria das vezes, quando uma LLC ou uma parceria regista um DBA, é quando pretende iniciar um empreendimento alternativo dentro da própria empresa. Por exemplo, digamos que tem uma empresa de coaching que oferece muitos serviços e pretende registar alguns DBAs para diferentes secções da empresa.

Esta estratégia poupa à empresa o tempo e o dinheiro necessários para iniciar um empreendimento completamente novo subordinado a outra LLC ou corporação.

Deve ter em atenção que, se registar um DBA sem primeiro constituir legalmente a sua empresa, o governo local considerará automaticamente a sua empresa como uma empresa em nome individual.

Como registar uma DBA?

A forma de registar o seu DBA e os requisitos para tal variam consoante o local onde vive e a estrutura jurídica da sua empresa. Geralmente, o registo do seu DBA envolve alguma documentação e uma taxa de registo que pode variar entre $10 e $100, dependendo do local onde se encontra.

Terá de descobrir a entidade local que lida com o registo de DBA, para que possa ir registar a documentação. Em algumas localidades, pode ser necessário publicar um anúncio nas notícias locais durante um período de tempo para cumprir os requisitos de aviso público ao abrigo da legislação local.

É de notar que, ao escolher o seu DBA, este não deve terminar em Inc, LLC ou Corp, uma vez que isso indica que a sua empresa tem estatuto de sociedade, quando na maioria dos casos não tem. Tendo em conta o que precede, não existem, de facto, muitas limitações na escolha do seu DBA.

O que eu aconselho a fazer quando quiser registar o seu DBA, é fazer uma pesquisa de outras empresas na sua localização primeiro, para se certificar de que o nome que escolheu não está a ser utilizado por nenhuma outra empresa.

Dicas sobre DBAs

Aqui estão algumas dicas e recomendações sobre o processo de escolha e registo do seu DBA:

  • Quando pretende obter um DBA e a sua empresa está estruturada como uma LLC ou corporação, normalmente terá de apresentar um certificado de boa reputação.
  • Nalguns locais, pode ser possível fazê-lo totalmente online, enquanto noutros é necessário enviá-lo pelo correio.
  • Em alguns locais, poderá apresentar toda a documentação online, enquanto noutros necessitará de documentação autenticada.
  • Se exercer a sua atividade sob uma denominação falsa e não registada, pode ser fortemente multado pela agência reguladora local ou nacional. Tente não o fazer.
  • Todos os DBAs têm um prazo de validade definido, que pode ser de 3 anos na maioria dos casos. É por isso que deve manter o seu DBA atualizado ou pode ter consequências negativas do ponto de vista do marketing.
  • Em alguns países, também é necessário registar um novo DBA caso os dados inicialmente apresentados tenham mudado, como no caso de alterações no endereço da empresa ou dos sócios. Em alguns locais, basta alterar o registo anterior, enquanto noutros é necessário apresentá-lo novamente.
  • Em geral, o processo de registo é relativamente simples e não é necessário contratar um advogado. Como proprietário, pode efetuar todo o processo, quer online quer pessoalmente. No entanto, no caso de não perceber muito bem como fazer tudo isto, é aconselhável contratar ajuda profissional.
  • Nos casos em que a sua empresa está constituída como sociedade unipessoal ou sociedade de pessoas, pode deparar-se com uma dificuldade. Se não registar a sua empresa na conservatória, não obterá um número de empregado e, sem este, a sua empresa não poderá abrir uma conta bancária para fins comerciais.
  • É importante saber que, ao registar a sua DBA, também é necessário um número de identificação de empregado.
  • Se, por exemplo, o nome da sua empresa for Alex's Life Coaching e assinar um contrato com um cliente com o nome Alex's Ketogenic Diets, esse contrato não será válido.
  • Escolher o nome perfeito para a sua empresa no início é uma tarefa complicada. Não se pode saber onde se vai estar no futuro e como a sua empresa vai evoluir. Se tiver dificuldade em escolher um bom nome para a sua empresa, pode utilizar um gerador de nomes de empresas para o apoiar neste processo.
  • Para, por exemplo, expandir a sua empresa em fase de arranque para mais sítios Web, mais lojas físicas, mais serviços, etc., terá de registar um DBA para cada um deles.
  • Além disso, se a sua empresa se expandir para outras províncias ou estados, terá de registar um DBA específico para estes, a fim de evitar sanções. O DBA que escolheu inicialmente só será utilizado no estado ou província do seu registo e, sempre que quiser utilizar outro nome, terá de o registar na localidade correspondente.
  • É aconselhável passar por todo este processo antes de abrir as portas da empresa. Pelo menos, inicie o procedimento


dba

Transcrição O que é o DBA?



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?