Transcrição Auto-motivação
A auto-motivação é uma competência que tem um grande impacto no nosso desenvolvimento pessoal, pois permite-nos motivarmo-nos para atingir os objectivos que estabelecemos para nós próprios. As pessoas que são capazes de se auto-motivar são muito mais produtivas e mantêm um melhor controlo das suas emoções e do ambiente com o qual interagem.
Quando começamos um negócio ou qualquer projeto pessoal, procuramos fontes externas para obter a energia necessária para empreender as acções iniciais, mas acontece que essa energia desaparece com o tempo, quando temos de enfrentar os problemas que surgem. A diferença entre os que são auto-motivados e os que não o são, é que os primeiros não precisam de procurar mais fontes externas para manter o seu estado de espírito e a sua energia, uma vez que são claros quanto aos seus objectivos e estes são suficientes para fornecer a motivação extra para trabalhar arduamente para os alcançar.
Neste guia, vamos abordar algumas recomendações básicas para que possa implementar a auto-motivação no seu dia a dia.
Ter objectivos claros
A coisa mais importante quando se trata de alcançar qualquer resultado é estar focado no que queremos alcançar. Muitos de nós queremos sucesso, satisfação pessoal, segurança financeira, entre outras coisas, mas estas, por si só, não são metas ou objectivos claros. Se quer estabilidade financeira, o seu objetivo pode ser ter o seu próprio negócio que lhe permita gerar rendimentos suficientes para cobrir as suas despesas, e sabe que a sua paixão é o desporto, pelo que um ginásio pode fazer sentido com as suas ambições. Concentre-se no ginásio que pretende criar, visualize o seu objetivo e trabalhe para o alcançar.
Ter objectivos claros vai permitir-lhe motivar-se mais facilmente, é importante que não aja ao acaso, tudo o que faz deve ter um significado, deve conduzi-lo ao cumprimento do objetivo que estabeleceu para si próprio. Isto mantê-lo-á concentrado no caminho e será muito mais fácil motivar-se perante o fracasso se souber para onde vai.
Tentar não é falhar
Tentar não é falhar, é mudar a sua visão do fracasso. Tomar uma determinada ação não garante que se obtenha o resultado desejado, mas não obter o resultado desejado não significa que seja um mau resultado ou um fracasso. O único fracasso é não obter qualquer resultado, e isso só acontece às pessoas que não agem.
Se as coisas não correram como esperava, deve aprender com o erro, porque é que não correu bem, como é que o posso melhorar, o que é que devo mudar para que a próxima tentativa esteja mais próxima do sucesso. Estas são perguntas que deve fazer a si próprio, desta forma a tentativa terá valido a pena, porque será uma experiência com a qual aprenderá. Aumentará a sua experiência, porque a experiência é isso mesmo, ter passado e aprendido com as situações.
Quando conseguir modificar a visão que tem do fracasso, este não o afectará tanto quando não conseguir o que quer à primeira, saberá que é uma parte natural do caminho para o sucesso e que isso não o deve desmotivar, pelo contrário, porque agora é uma pessoa muito mais experiente e sabe mais sobre o seu negócio e como não deve agir da próxima vez. É aqui que reside a auto-motivação, em não precisar de encontrar incentivo no exterior, porque tudo o que precisa para se motivar já está dentro de si. Os seus sonhos, objectivos claros e experiência adquirida são mais do que suficientes para o manter no caminho certo, mesmo que as coisas não corram como esperado. Concentre-se mais nas recompensas e menos nas dificuldades.
auto motivacao