logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Avaliação do desempenho em cada domínio

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Avaliação do desempenho em cada domínio


Por mais pequena que seja a nossa empresa, ela tem diferentes sectores e áreas especializadas de onde emerge todo o desenvolvimento futuro dos nossos produtos, serviços ou estrutura empresarial. Uma estratégia muito eficaz para minimizar os riscos e as perdas associadas ao crescimento é saber medir eficazmente o desempenho de cada uma dessas áreas ou sectores.

Os resultados globais da empresa só são úteis se quisermos saber se somos rentáveis enquanto organização ou estrutura em geral, mas não reflectem o desempenho real que estamos a ter em cada sector em particular, onde pode haver um em particular que está a dar resultados excelentes enquanto muitos outros estão em prejuízo.

Vamos agora abordar esta questão a partir dos aspectos mais básicos que deve saber sobre ela.

O que é esta estratégia?

Medir o desempenho em cada área não é mais do que fazer uma avaliação em cada sector específico sem olhar para os resultados globais da empresa.

Isto significa que, independentemente de a sua empresa estar a ir bem, cada área será analisada e julgada com base nos seus resultados particulares.

Vejamos o exemplo de uma empresa que se dedica à produção de vestuário feito à mão, que está a ter boas vendas e que os seus clientes adoram o seu produto. Dito isto, quando mede o desempenho das áreas de produção e comunicação, pode ter resultados muito positivos, mas quando olha para as lojas físicas que possui, pode descobrir que estão a dar prejuízo, porque as vendas não são suficientes para cobrir as rendas das instalações.

Assim, talvez os seus resultados positivos se devam às vendas em linha, mas as vendas físicas são um fracasso. Como deve atualizar esta informação se já a tem?

Corrigir ou eliminar as áreas deficitárias

Algumas áreas da sua empresa podem ser corrigidas ou eliminadas, enquanto outras terão de ser corrigidas de qualquer forma, uma vez que não podem ser eliminadas. Por exemplo, no caso das lojas físicas acima referidas, tem a opção de eliminar essas lojas e concentrar-se no que está a funcionar bem para si, que são as vendas online, ou pode tentar corrigi-las para as tornar também rentáveis.

Mas se o exemplo é que as perdas estão no ciclo de produção, porque não é adequado para o preço final do produto, a única opção que tem é corrigir esta área, porque se o ciclo de produção desaparecer, não terá nenhum produto para oferecer aos seus clientes.

Medir o desempenho dos seus trabalhadores

Um sector mais particular é o dos seus trabalhadores, que, como indivíduos, também têm resultados individuais, pelo que medir o seu desempenho como força de trabalho em geral pode dar-nos dados errados. Este tipo de medição pode ser muito mais complexo do que o das áreas, tudo depende da dimensão da sua empresa e da relação que tem com os seus trabalhadores, em qualquer caso pode ajudar os seus gestores por áreas a saber mais sobre onde podem estar as maiores deficiências da sua força de trabalho.

Da mesma forma, esta medição pode incidir sobre os aspectos que estão a influenciar o desempenho extraordinário de um determinado trabalhador, sejam eles negativos ou positivos. No caso dos aspectos positivos, pode ser útil estendê-los ao resto dos trabalhadores; e no caso dos negativos, corrigi-los e evitar que se propaguem ao resto do pessoal.

Os trabalhadores são os activos mais valiosos de qualquer empresa, pois são eles que, em última análise, constituem a essência da empresa e que estão por detrás de todos os resultados obtidos.


area desempenho

Transcrição Avaliação do desempenho em cada domínio



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?