Transcrição Sintomas mais comuns das alergias
O início dos sintomas alérgicos pode começar entre os primeiros minutos e as duas horas após o contacto com o alimento, geralmente com sintomas cutâneos em primeiro lugar e, dependendo da gravidade do caso, podem aparecer sintomas orais, digestivos, respiratórios e cardiovasculares, podendo tornar-se sintomas muito complexos, pouco comuns e com risco de vida, denominados choque anafilático.
Perante os sintomas alérgicos, devemos estar atentos, tendo em conta que o mesmo alimento não produz os mesmos sintomas, nem com a mesma intensidade. A quantidade de alimento que provoca a reação varia, alguns indivíduos reagem à ingestão de pequenas quantidades de alimentos, outros reagem à ingestão de quantidades maiores.
Sintomas cutâneos: São normalmente as primeiras manifestações de uma reação alérgica. São os mais comuns e menos graves e podem incluir:
- Vermelhidão e urticária em determinadas zonas, por contacto direto com o alimento ou em toda a pele.
- Inchaço das pálpebras e das zonas de contacto.
- A dermatite atópica, que afecta principalmente as crianças pequenas, indica frequentemente que o novo alimento introduzido na dieta da criança pode provocar reacções alérgicas.
Sintomas gastrointestinais:
- Comichão e edema das membranas mucosas e dos tecidos submucosos, lábios, boca, língua, palato, garganta.
- Náuseas, dores abdominais, cólicas, vómitos e diarreia.
Sintomas respiratórios:
- Espirros frequentes com muco claro abundante.
- Congestão nasal.
- Comichão nos olhos com lacrimejamento.
- Inflamação da garganta, provocando alterações na entrada de ar.
- Crises asmáticas.
Choque anafilático:
- Trata-se de uma reação alérgica grave. Desenvolve-se rapidamente e pode durar horas. Pode começar com os sintomas de uma alergia comum, com vermelhidão da pele, inchaço, dermatite, mas tudo muito rapidamente.
- Seguem-se problemas respiratórios, perturbações digestivas e manifestações do sistema cardiovascular, como arritmias, tensão arterial baixa e até risco de vida, se não se consultar imediatamente um médico. O primeiro medicamento de eleição nestes casos é a adrenalina.
sintomas mais comuns alergias