PorCursosOnline55
Resultados de uma comunicação eficaz - melhorar comunicacao casais
Ninguém duvida da importância da comunicação nas relações humanas e, no que respeita à parentalidade, ela é fulcral. A comunicação é o veículo de transmissão de valores, costumes e afeto, e é essencial para que as crianças cresçam com uma personalidade forte, permitindo-lhes integrar-se na sociedade de uma forma respeitosa e útil, contribuindo para si próprias e para o seu ambiente.
Como diz um provérbio: "Há um tempo para tudo debaixo do céu, um tempo para plantar e um tempo para colher o que foi plantado". Na parentalidade, os pais devem ser cuidadosos na seleção do que comunicam aos filhos, pois só assim poderão obter resultados positivos no futuro.
Algumas dessas "boas sementes" são:
É essencial que os pais estejam conscientes de que cada momento é uma oportunidade para ensinar valores, costumes e princípios aos seus filhos. No entanto, é igualmente importante escolher o momento certo para abordar determinados assuntos, evitando prejudicar a autoestima de qualquer membro da família, mesmo em situações difíceis. Uma reação agressiva não resolve os problemas, pelo contrário, a paciência e a reflexão permitem que as dificuldades se transformem em lições para que as crianças aprendam a resolver os problemas de uma forma holística, crescendo emocionalmente e assumindo responsabilidades.
Nos lares onde existe confiança e respeito, a comunicação flui melhor e, quando surgem problemas, estes podem ser abordados numa perspetiva alargada, com soluções que, a longo prazo, ajudam as crianças a amadurecer. Esta troca de ideias honesta e ponderada permite que as crianças vivam as experiências negativas como experiências de aprendizagem, sentindo-se apoiadas pelos pais. Através destas situações, aprendem a lidar com os desafios, ganhando força emocional, o que as preparará para se tornarem adultos confiantes e bem sucedidos.
Colher boas recompensas
Uma comunicação eficaz traz benefícios para todos os membros da família, especialmente para as crianças, que, ao crescerem num ambiente de comunicação saudável, podem evitar problemas como a baixa autoestima, que pode levar a consequências negativas.
Alguns exemplos são:
Felizmente, muitos pais conseguem desenvolver uma abordagem mais inteligente das situações que enfrentam em casa, dando aos seus filhos a oportunidade de crescerem com uma autoestima saudável, aprendendo a ser responsáveis e tornando-se adultos de confiança e cooperantes. Estas qualidades, desenvolvidas numa atmosfera de amor e comunicação, preparam-nos para se integrarem com sucesso em qualquer ambiente, onde serão valorizados pela sua riqueza espiritual e pelas lições que receberam enquanto cresciam.