logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Ambiente familiar - comparação de tipos de família - melhorar comunicacao casais

cursosonline55.com

PorCursosOnline55

2025-01-31
Ambiente familiar - comparação de tipos de família - melhorar comunicacao casais


Ambiente familiar - comparação de tipos de família - melhorar comunicacao casais

Embora se diga que as crianças são mais parecidas com o seu tempo do que com os seus pais, a realidade é que o ambiente em que uma criança cresce molda a sua personalidade futura. As crianças aprendem a relacionar-se e a viver imitando os adultos que as rodeiam. À medida que crescem até à idade adulta, exprimem inconscientemente como era o seu ambiente familiar e têm de ajustar o seu comportamento para decidir como querem contribuir para o mundo.

O ambiente que nos define

As crianças desenvolvem comportamentos imitando as pessoas com quem convivem, o que molda o seu comportamento futuro. Assim, os líderes de grupo podem sentir o ambiente familiar de uma pessoa pela forma como ela se comporta. Isto ajuda-os a atribuir-lhes tarefas que correspondem à sua personalidade, garantindo um melhor desempenho no trabalho. Em muitos casos, o bom desempenho depende do facto de o trabalhador cumprir as regras, mas também ser decisivo.

Os decisores políticos, os empregadores e os profissionais de saúde têm de estar conscientes dos diferentes ambientes domésticos para poderem enfrentar com êxito os desafios com que se deparam. Afinal de contas, o recurso humano é o bem mais valioso de uma sociedade.

Diferentes ambientes familiares

Um jovem tímido e submisso vem muitas vezes de um ambiente autoritário, onde a obediência é total e as crianças não têm escolha para decidir ou exprimir as suas ideias. Isto leva-os a verem-se a si próprios como inúteis ou incapazes. Muitas vezes, um ambiente autoritário pode dar origem a adultos rebeldes, que se sentem pressionados e maltratados durante a infância. Estes são adultos que podem sofrer de depressão, dependência de substâncias ou problemas de relacionamento, porque não lhes foram dadas as ferramentas emocionais necessárias.

Por outro lado, alguns pais criam um ambiente cheio de amor, mas sem impor regras ou disciplina, o que os impede de incutir valores como o esforço ou a responsabilidade. Estes pais permissivos acabam por formar adultos egoístas, incapazes de se adaptarem a ambientes com regras. Estes adultos podem ser afectuosos nas suas relações, mas os seus comportamentos caprichosos e mimados podem afetar gravemente as suas relações.

Quando os pais não estão envolvidos ou estão ausentes, as crianças são as mais afectadas, pois crescem ao cuidado de outros. Embora estes prestadores de cuidados satisfaçam as suas necessidades básicas, não podem substituir a orientação dos pais. As crianças destes agregados familiares têm frequentemente um fraco desempenho escolar, dificuldades de relacionamento, problemas de autoestima e uma falta de otimismo que as impede de progredir na vida.

Em contrapartida, os pais que promovem um ambiente acolhedor passam tempo com os seus filhos, comunicando abertamente e oferecendo amor e apoio. Estas crianças crescem com responsabilidade e confiança, prontas para enfrentar os desafios da vida.

Importância de um ambiente saudável

Um ambiente familiar saudável é essencial para que as crianças adquiram competências de que necessitarão na vida adulta. Nesses lares, onde o amor, o respeito e a disciplina estão presentes, as crianças crescem física e emocionalmente saudáveis. Quando se tornam adultos, valorizam a educação que receberam e aspiram a formar famílias semelhantes, onde os laços de comunicação e afeto se mantêm fortes ao longo dos anos.

Publicações recentes