PorCursosOnline55
Aspectos fundamentais da comunicação com as crianças - educar criancas responsaveis
Quando nos tornamos pais, iniciamos um processo de aprendizagem contínua que, embora por vezes desafiante, é também profundamente enriquecedor e belo. Uma parte fundamental desta nova aprendizagem é a comunicação que estabelecemos com os nossos filhos desde o primeiro momento da gestação. Desde o ventre materno, o nosso bebé sente as nossas tentativas de comunicar com ele, lançando assim as bases para uma relação eficaz ao longo da sua vida, proporcionando-lhe o afeto e a preparação necessários para assumir com sucesso o seu papel de adulto no futuro.
Os pais são responsáveis por satisfazer as necessidades dos seus filhos em todos os aspectos, não só materiais, mas também em termos do seu desenvolvimento emocional e educativo. A forma como comunicam com os seus filhos pode facilitar ou complicar esta tarefa e terá um impacto significativo na vida familiar, gerando resultados positivos ou negativos. Por esta razão, é muito benéfico para os pais familiarizarem-se com aquilo a que os especialistas em psicologia infantil chamam os interesses das crianças de acordo com as suas fases de desenvolvimento. Este conhecimento permitir-lhes-á compreender melhor as mudanças que os seus filhos experimentam à medida que crescem. Além disso, a crescente influência da tecnologia em casa aumenta as oportunidades de aprendizagem e interação para as crianças pequenas, o que, por sua vez, exige que os adultos estejam mais conscientes da importância do seu acompanhamento físico, uma vez que a sua presença e voz não devem ser substituídas.
Em termos gerais, estas fases são as seguintes
Uma comunicação eficaz com as crianças deve ter as seguintes caraterísticas:
A comunicação proporcionada pelos pais é insubstituível na formação dos filhos, pois permite que ambas as partes se conheçam e partilhem conhecimentos e competências que promovem o desenvolvimento pessoal de todos na família. A comunicação honesta, inteligente e carinhosa cria um ambiente emocional seguro para que as crianças aprendam os valores, os costumes, as tradições e a ética que caracterizam a sua família, que partilharão com os seus próprios descendentes no futuro.
Uma comunicação eficaz proporciona às crianças um nível de compreensão e afeto que lhes permite crescer de forma saudável, desenvolvendo competências para estabelecer boas relações no futuro e recebendo dos pais o apoio e o afeto de que necessitam para reforçar a sua autoestima e enfrentar com sucesso os novos desafios da sua vida.
Quando os pais mantêm uma boa comunicação com os filhos, não só transmitem conhecimentos e apoio, como também criam momentos agradáveis e de elevado valor emocional, como quando elogiam os filhos por uma boa conquista, brincam com eles ou os motivam a agir para atingir os seus objectivos, demonstrando sempre respeito e amor por eles como seres únicos e valiosos.