LOGIN

REGISTO
Buscador

Gestos de poder e precisão

Selecionar língua :

Você deve permitir os cookies do Vimeo para poder visualizar o vídeo.

Desbloqueie o curso completo e obtenha sua certificação!

Você está vendo o conteúdo gratuito. Desbloqueie o curso completo para obter seu certificado, exames e material para download.

*Ao comprar o curso, você ganha dois cursos à sua escolha*

*Veja a melhor oferta da web*

Transcrição Gestos de poder e precisão


O campanário ou losango com as mãos

_x000D_

Quando um orador não sabe o que fazer com as mãos num momento de pausa ou escuta, a solução técnica ideal é adotar a posição da «pirâmide», «losango» ou «campanário».

_x000D_

Este gesto consiste em unir as pontas dos dedos de ambas as mãos, formando um triângulo, geralmente à altura do abdómen ou do peito.

_x000D_

Esta configuração é amplamente utilizada no âmbito político e empresarial porque comunica equilíbrio, precisão e pensamento estruturado.

_x000D_

Ao juntar as mãos dessa forma, evita-se o entrelaçamento dos dedos (que pode indicar ansiedade ou frustração) e projeta-se uma imagem de coerência entre o hemisfério lógico e o emocional.

_x000D_

É uma "posição de repouso" ativa que transmite ao público que o orador está concentrado, calmo e no controle de suas faculdades mentais.

_x000D_

Além disso, serve como ponto de partida e retorno para qualquer outro gesto, evitando movimentos erráticos.

_x000D_

O dedo acusador vs. apontar com a palma da mão

_x000D_

O ato de apontar é comum na oratória para chamar a atenção, mas a forma como é executado muda radicalmente a mensagem.

_x000D_

Usar o dedo indicador estendido para apontar para alguém na audiência ou enfatizar um dado é universalmente percebido como um gesto agressivo, autoritário e acusatório ("dedo acusador").

_x000D_

Evoca repreensões ou imposições, gerando rejeição ou submissão forçada no receptor.

_x000D_

A alternativa técnica e diplomática é apontar usando a mão aberta, com a palma ligeiramente para cima ou de lado, como se estivesse a oferecer algo ou a orientar gentilmente.

_x000D_

Este gesto mantém a função dicética (indicar direção ou pessoa), mas elimina a carga de agressividade.

_x000D_

Ao apresentar um convidado ou destacar um slide com a palma aberta, transmite-se respeito, convite e profissionalismo, transformando uma ordem numa sugestão bem-vinda.

_x000D_

Resumo

_x000D_

A posição de campanário ou losango comunica equilíbrio e pensamento estruturado. Unir as pontas dos dedos projeta coerência intelectual, sendo uma técnica muito eficaz em ambientes políticos empresariais.

_x000D_

Funciona como uma posição de repouso ativo, transmitindo concentração e controlo mental. Evite entrelaçar os dedos, gesto associado à ansiedade, servindo como ponto de partida para enfatizar.

_x000D_

Apontar com o dedo indicador é agressivo e acusatório, provocando rejeição. A alternativa técnica é usar a mão aberta com a palma para cima, transmitindo respeito e convite profissional.


gestos de poder e precisao

Publicações Recentes de superar medo cenico

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?

Buscar