Transcrição Encerramento circular
Voltar à história ou frase do início para fechar o ciclo
_x000D_O encerramento circular é uma das técnicas mais elegantes e satisfatórias do ponto de vista narrativo.
_x000D_Consiste em retomar, nos momentos finais, um elemento que foi apresentado no início da exposição: uma história que ficou inconclusiva, uma pergunta que ficou no ar ou uma frase que serviu de abertura. Esta técnica apela à necessidade humana de encerramento e completude (Gestalt).
_x000D_Se o orador começou contando uma anedota sobre um problema que teve na juventude, mas interrompeu a história para desenvolver a teoria, o público manterá uma tensão subconsciente para saber «como terminou».
_x000D_Ao revelar o desfecho no encerramento, há uma liberação da tensão e uma sensação de ordem.
_x000D_O discurso é percebido como uma obra redonda, perfeitamente planeada e executada, onde cada peça se encaixa.
_x000D_Coerência e satisfação narrativa
_x000D_Ao unir o final com o início, demonstra-se que o discurso não foi uma série de ideias aleatórias, mas uma viagem com um destino claro. Este método reforça a coerência da mensagem.
_x000D_Por exemplo, se começou com uma citação para abrir o tema, pode-se mencionar novamente essa mesma citação no final, mas agora com uma nova interpretação baseada em tudo o que foi aprendido durante a palestra.
_x000D_«No início, eu disse X, agora, depois de ver tudo isso, entendemos que X realmente significa Y». O encerramento circular confere ao orador uma imagem de grande controlo narrativo.
_x000D_Funciona como o fecho de um colar: une as extremidades para criar uma joia completa.
_x000D_É uma técnica que deixa o público com uma sensação de plenitude intelectual e emocional, facilitando que a mensagem seja percebida como uma unidade ind
encerramento circular