LOGIN

REGISTO
Buscador

Mecanismos de defesa II (neuróticos/maduros)

Selecionar língua :

Você deve permitir os cookies do Vimeo para poder visualizar o vídeo.

Desbloqueie o curso completo e obtenha sua certificação!

Você está vendo o conteúdo gratuito. Desbloqueie o curso completo para obter seu certificado, exames e material para download.

*Ao comprar o curso, você ganha dois cursos à sua escolha*

*Veja a melhor oferta da web*

Transcrição Mecanismos de defesa II (neuróticos/maduros)


Defesas neuróticas

São características de um funcionamento em que o Eu tenta mediar conflitos. O Deslocamento redireciona uma emoção (geralmente raiva) da fonte original (por exemplo, um chefe) para um objeto substituto menos ameaçador (por exemplo, o cônjuge ou filhos).

A racionalização procura explicações lógicas superficiais para justificar comportamentos inaceitáveis, diferenciando-se da intelectualização, que é mais técnica e abstrata.

A Formação Reativa encobre um impulso inaceitável expressando exageradamente o oposto (por exemplo, tratar com carinho excessivo alguém que se odeia inconscientemente).

A repressão expulsa da consciência memórias ou desejos dolorosos, mantendo-os no inconsciente.

Defesas maduras ou adaptativas

Representam um nível elevado de adaptação. A sublimação canaliza impulsos inaceitáveis para atividades socialmente valorizadas (por exemplo, arte, desporto).

O sentido de humor permite enfrentar situações dolorosas enfatizando os seus aspetos irónicos ou divertidos para torná-las toleráveis.

O Altruísmo implica ajudar os outros como forma de lidar com conflitos pessoais passados, evitando que outros sofram o que se sofreu, mas de forma construtiva.

Resumo

As defesas neuróticas mediam os conflitos do Eu. O Deslocamento redireciona as emoções para objetos menos ameaçadores, enquanto a Racionalização busca justificativas lógicas su


mecanismos de defesa ii neuroticos maduros

Publicações Recentes de psicologia pratica

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?

Buscar