logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Como criar confiança?

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Como criar confiança?


A expressão emocional é uma componente fundamental do desenvolvimento emocional das crianças. Quando as crianças aprendem a exprimir as suas emoções de forma adequada, isso ajuda-as a regular as suas emoções, a compreender e a gerir os seus sentimentos e a construir relações mais saudáveis com os outros. Além disso, boas competências de comunicação emocional podem ajudar a prevenir problemas emocionais a longo prazo, como a ansiedade, a depressão e as perturbações alimentares.

No entanto, nem sempre é fácil para as crianças exprimirem as suas emoções de forma clara e eficaz. Muitas vezes, as crianças podem sentir que as suas emoções são inadequadas ou que não serão bem recebidas pelos outros. Por isso, é importante criar confiança na capacidade das crianças para comunicar e exprimir emoções desde tenra idade.

Confiança

Criar confiança na capacidade das crianças para comunicar e exprimir emoções exige um elevado nível de atenção. Através de uma escuta ativa, recebemos as preocupações urgentes dos nossos pequenos, porque à medida que eles se apercebem do interesse do seu ambiente em ouvi-los, ganham confiança para comunicar sem limites. Um aspeto necessário para reforçar a sua autoestima durante a comunicação é fazer com que saibam que lhes dedicamos tempo e que são importantes para nós como pais.

Validar as suas emoções

É importante validar as emoções das crianças, mesmo que nem sempre as compreenda. Ao fazê-lo, ajuda-as a sentirem-se mais à vontade para expressar os seus sentimentos e ensina-lhes que as suas emoções são válidas e importantes. Pode dizer coisas como "Compreendo que te sintas triste" ou "Compreendo que te sintas frustrado". Não valorizar a forma como os nossos filhos se sentem coloca-os numa posição de inferioridade que prejudica a espontaneidade da sua comunicação connosco.

Problemas de comunicação

Se a nossa relação empática com os nossos filhos for fraca, é provável que a comunicação seja arbitrária e deficiente. As crianças com problemas de comunicação sofrem frequentemente, no futuro, de perturbações de personalidade, de irresponsabilidade em relação ao trabalho ou aos trabalhos de casa. Quando um dos pais não mantém uma comunicação constante com a criança, esta acaba por simpatizar mais com o outro progenitor, criando um desequilíbrio na atenção educativa da família. As causas dos problemas de comunicação no seio da família impedem os nossos filhos de ganharem confiança no reconhecimento das suas emoções positivas.


confianca capacidade comunicacao

Transcrição Como criar confiança?



Publicações Recentes de promocao autonomia criancas

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?