LOGIN

REGISTO
Buscador

Concentrarmo-nos naquilo em que somos bons e não naquilo que nos apaixona

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Concentrarmo-nos naquilo em que somos bons e não naquilo que nos apaixona


A produtividade é fundamental para o sucesso tanto no trabalho como na vida pessoal. Dizem-nos muitas vezes para seguirmos as nossas paixões, mas esta nem sempre é a forma mais eficaz de aumentar a produtividade. Embora a paixão seja importante, também é importante concentrarmo-nos nas nossas aptidões e competências para podermos ajudar os outros e gerar uma reação positiva da parte deles.

É verdade que existe uma grande sobreposição entre as nossas aptidões e as nossas paixões, mas seguir a nossa paixão nem sempre conduz ao sucesso. Enquanto alguns podem ter descoberto a sua paixão numa idade precoce, a maioria das pessoas tem de trabalhar para descobrir as suas competências e depois concentrar-se nelas. É importante não cair na armadilha de seguir uma paixão só porque gostamos dela. Se não tivermos as competências necessárias para sermos bem sucedidos nessa área, podemos ficar frustrados e acabar por perder o interesse.

Por exemplo, se sempre quisemos ser músicos, mas não temos as competências necessárias para tocar um instrumento, pode ser difícil sermos bem sucedidos nessa área. Talvez seja necessário continuar a trabalhar nas nossas capacidades e competências e concentrarmo-nos naquilo em que somos bons para podermos ajudar os outros de uma forma significativa. É importante encontrar uma atividade que seja desafiante, mas que, ao mesmo tempo, esteja de acordo com as nossas aptidões e competências. Desta forma, podemos continuar a aprender e a melhorar, o que aumentará a nossa produtividade.

Naturalmente, também é importante ter paixão pelo que fazemos. Se não tivermos paixão pelo que estamos a fazer, podemos aborrecer-nos e perder a motivação. Mas encontrar essa paixão nem sempre é fácil. Podemos ter de trabalhar em diferentes áreas e experimentar coisas novas para encontrar algo que nos apaixone verdadeiramente. Quando encontrarmos uma paixão, podemos concentrar-nos nas nossas aptidões e competências para sermos bem sucedidos nesse domínio.


bom vs apaixonado

Publicações Recentes de produtividade trabalho vida casa

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?