Transcrição Vitamina D
A vitamina D é uma das chamadas vitaminas essenciais, devido às suas propriedades altamente benéficas para o organismo, tornando o seu consumo essencial para a nossa saúde. A importância do consumo de vitamina D vai desde as suas interações com o sistema nervoso, o seu poder como restaurador muscular, até uma das suas funções mais notórias, que é a sua necessidade nos processos de absorção de cálcio.
Analisaremos de seguida os aspectos fundamentais que fazem da vitamina D um dos nutrientes mais importantes para o desenvolvimento do nosso organismo. Veremos as suas funcionalidades, caraterísticas distintivas e como pode ser obtida. Para que tenha todos os elementos necessários que lhe permitam incluí-la no planeamento da sua dieta.
Importância da vitamina D: A vitamina D é bem conhecida principalmente pelo seu poder de facilitar a absorção de cálcio, de tal forma que a ausência de vitamina D está intimamente relacionada com o aparecimento de várias doenças ósseas, como a osteoporose, bem como vários problemas no desenvolvimento ósseo durante o crescimento e desenvolvimento do nosso organismo.
No caso do sistema nervoso, a vitamina D tem benefícios consideráveis no estabelecimento de interconexões neuronais. Melhora também significativamente o sistema muscular, facilitando o movimento dos nossos músculos.
Como muitas outras vitaminas, está envolvida no fortalecimento do nosso sistema imunitário, ajudando na luta contra várias doenças.
Alimentos que contêm vitamina D: A vitamina D é difícil de adquirir naturalmente através do consumo de alimentos. É verdade que, em muitos países desenvolvidos, é prática comum fortificar certos produtos para adicionar artificialmente vitamina D. Para saber se um alimento é fortificado ou não, é necessário verificar o seu rótulo nutricional.
O queijo, o fígado de vaca e a gema de ovo estão entre os poucos alimentos que contêm naturalmente esta vitamina, mas as quantidades presentes são extremamente baixas, pelo que provavelmente não satisfarão os requisitos mínimos de que o seu corpo necessita.
Como obter vitamina D?
Tendo em conta o que precede, é provável que esteja preocupado com a forma de obter vitamina D. Embora seja verdade que é muito difícil satisfazer as necessidades de vitamina D do organismo através do consumo de alimentos, deve saber que a vitamina D pode ser adquirida através da simples exposição do corpo à luz solar.
Esta forma de adquirir vitamina D é natural, mas pode ser prejudicial para a saúde se abusar dela, devido à possibilidade de desenvolver cancro devido ao excesso de luz solar na nossa pele. É também de salientar que nem todas as pessoas conseguem obter a mesma quantidade de vitamina D através da exposição solar. As peles mais claras tendem a beneficiar mais, mas as quantidades recebidas através de uma exposição saudável muitas vezes não satisfazem as necessidades do nosso corpo.
Assim, a suplementação de vitamina D é a melhor alternativa. Esta permite-nos controlar as quantidades que ingerimos de uma forma saudável e segura. Ao utilizar multivitaminas ou suplementos especializados de vitamina D, podemos ter a certeza de que temos níveis saudáveis de vitamina D no nosso organismo.
Para uma pessoa adulta, é suficiente consumir cerca de 100 mcg por dia para satisfazer as necessidades de vitamina D no nosso organismo. Não deve abusar da sua ingestão, tente controlar as quantidades de forma planeada, pois vários estudos demonstraram que o excesso de vitamina D pode causar vários efeitos adversos na nossa saúde.
vitamina d