Transcrição A soja e a alimentação vegetariana
A soja é um dos alimentos que, pelas suas caraterísticas, é considerado um dos mais valiosos no mundo da nutrição. É um privilégio para os veganos poderem contar com ela entre os produtos que podem incluir nos seus planos alimentares. Do ponto de vista científico, a sua importância tem sido tão elevada que se pode dizer que é um dos alimentos com mais estudos, de tal forma que é frequentemente considerado um produto "milagroso".
De seguida, vamos rever as caraterísticas e propriedades mais significativas que tornaram a soja num alimento mítico no mundo da nutrição.
O que é a soja?
A soja é uma planta, da qual procuramos obter as suas sementes, de grande valor na alimentação humana e animal. É classificada como uma leguminosa e tem um elevado teor de ácidos gordos essenciais, o que a torna uma fonte valiosa de proteínas para o organismo, uma vez que o seu teor de gorduras saturadas é praticamente insignificante.
A soja está presente na cultura culinária humana há vários milhares de anos e estima-se que o seu valor proteico entre os vegetais seja tão elevado como o da proteína animal.
Propriedades da soja: A soja é um alimento muito completo, tecnicamente tem tudo. Para dar apenas um exemplo, 50 gramas de soja fornecem mais de 180 KCAL; 2 gramas de gordura; 15 gramas de hidratos de carbono; 2 gramas de fibra e 25 gramas de proteína; 0,3 gramas de gordura saturada e 0,02 gramas de sal.
Se considerarmos estas propriedades, é incrível poder obter 25 gramas de proteínas em 180 KCAL e fornecer apenas 0,3 gramas de gordura saturada e 0,02 gramas de sódio. Tudo isto faz da soja um alimento muito equilibrado e saudável.
A soja é um dos poucos elementos que contém todos os 9 aminoácidos essenciais para os seres humanos. Isto faz dela uma óptima escolha como proteína, pois não precisamos de recorrer a outros alimentos para complementar o consumo dos aminoácidos de que o nosso organismo necessita. A sua composição em vitaminas e minerais é consideravelmente elevada, o que, aliado ao seu elevado teor de fibras, faz da soja um alimento essencial para o emagrecimento.
Um estudo realizado em mais de 6000 mulheres, durante 10 anos, procurou determinar a influência da soja no desenvolvimento de doenças cancerígenas. Tudo isto porque alguns especialistas colocaram a hipótese de que um dos elementos activos da soja poderia ser responsável
soja