Transcrição Os ómegas
Os ómegas são conhecidos por serem os ácidos gordos essenciais dos lípidos. Este tipo de gordura polinsaturada é extremamente necessário para a melhoria do sistema nervoso, devido ao grande impacto que têm nas interconexões neuronais e nos tecidos nervosos. Ao mesmo tempo, os ómegas participam positivamente no sistema cardiovascular, fortalecendo o nosso coração e prevenindo várias doenças cardíacas.
Dada a importância dos ómegas para o nosso organismo e a necessidade de os incluir corretamente na nossa dieta, propomos o seguinte guia, onde poderá conhecer os seus aspectos fundamentais, funções e caraterísticas.
Importância do consumo de ómegas: O ómega 3 é um componente extremamente importante para o nosso sistema cardiovascular e cerebrovascular. Trata-se de um ácido gordo essencial, pelo que o nosso organismo não o consegue sintetizar por si só, sendo necessário obtê-lo de fontes externas através da alimentação ou de suplementos. Proporciona inúmeros benefícios na queima de triglicéridos, ajuda a reduzir a gordura corporal e previne muitas doenças cardíacas. Ao mesmo tempo, contribui grandemente para as estruturas cerebrais, razão pela qual o seu consumo está frequentemente associado a uma melhoria da memória, ao desenvolvimento da atividade cognitiva e à prevenção de doenças degenerativas do cérebro.
O ómega 6, entre as suas muitas qualidades, é famoso pelos benefícios que traz ao interagir com o metabolismo do nosso corpo, sendo um produtor natural de energia. Por sua vez, este ómega está ligado à melhoria da saúde óssea e ao desenvolvimento do organismo humano.
O ómega 9 tem importantes qualidades redutoras do colesterol. É um componente muito benéfico para o nosso sistema cardiovascular e cerebrovascular, prevenindo várias doenças cardíacas e cerebrais. O consumo de ómega 9 é recomendado para fortalecer o sistema imunitário em geral.
Como vê, os benefícios da inclusão de ómegas na sua alimentação são consideráveis, razão pela qual qualquer dieta equilibrada deve incluí-los como um complemento essencial para se manter saudável.
Onde os encontrar?
No caso dos ómega 3, podemos encontrá-los em abundância nos peixes gordos e em certos mariscos. No entanto, se for vegetariano, não precisa de se preocupar, pois este ómega pode ser facilmente adquirido através do consumo de frutos secos, algas ou soja.
É verdade que em muitas ocasiões, tanto para vegetarianos como para carnívoros, é difícil consumir grandes quantidades de alimentos ricos em ómega 3, razão pela qual este ómega é normalmente um dos mais suplementados, pelo que se a sua dieta não for rica e abundante neste tipo de alimentos, não hesite em recorrer a suplementos.
O ómega 6 é facilmente encontrado em frutos secos, sementes, óleo de girassol e outros. Assim, a sua dieta vegetariana não terá qualquer problema em incluí-lo. Por fim, o ómega 9 encontra-se principalmente no azeite. Assim, pode utilizar este óleo nas suas refeições para o obter facilmente.
Ao elaborar os seus planos alimentares, não basta incluir apenas um ómega e deixar os restantes de fora, a ideia é que consiga organizar a sua alimentação de forma a que, ao criar refeições equilibradas, possa aceder facilmente a eles.
É de salientar que existem excelentes suplementos destes três ómegas. Assim, se por qualquer razão particular, lhe for difícil consumir algum destes ómegas, não hesite em recorrer à suplementação como método alternativo de os adquirir.
omegas