Transcrição Cancro
O cancro é uma das doenças mais temidas e mortais do mundo. Tem origem nas células do organismo, que começam a apresentar um comportamento anormal, caracterizado pela multiplicação excessiva de células devido à modificação do material genético da célula.
Tem uma taxa de mortalidade extremamente elevada e é a causa de milhões de mortes por ano. Entre as suas diferentes manifestações, encontramos o linfoma, que é o cancro produzido no sistema linfático; a leucemia, o cancro do cólon, o cancro do pulmão, entre outros. Entre os mais mortais encontram-se o cancro colorrectal, o cancro do pulmão e o cancro do fígado.
De seguida, apresenta-se uma análise básica das caraterísticas gerais que distinguem esta doença, bem como o possível impacto que a manutenção de uma dieta vegetariana pode ter na prevenção e no combate aos efeitos desta doença.
Caraterísticas gerais: O cancro é uma doença celular, o comportamento anormal das células deve estar de acordo com a procura do organismo, quando estas se multiplicam sem uma procura justificada ou aumentam de tamanho devido à modificação do material genético, formam-se tumores que podem tornar-se cancerosos.
Estes tumores começam a dinamitar o organismo com grande velocidade, espalhando-se dentro do organismo. A este processo dá-se o nome de metástase.
Estes tumores são a principal razão pela qual uma pessoa perde a vida, de tal forma que, em muitos casos, não é possível fazer mais nada para além de prolongar a vida do doente por alguns anos.
O cancro é uma doença genética, que pode estar associada a problemas de ADN, a erros celulares, a heranças entre familiares ou a modificações genéticas induzidas pela exposição a diversas substâncias tóxicas para o organismo.
Como tratamentos para o cancro, existem diferentes tipos de terapias e medicamentos, como a quimioterapia. No entanto, a forma mais eficaz de o combater é através da prevenção. Os hábitos que temos, as nossas rotinas diárias, os alimentos que ingerimos e a exposição a diversas substâncias tóxicas são factores determinantes para o desenvolvimento desta doença no nosso organismo.
Neste sentido, veremos como a manutenção de uma alimentação vegetariana pode ter um impacto na prevenção desta doença.
Dieta vegetariana: Vários estudos demonstraram que as pessoas que mantêm um estilo de vida vegetariano tendem a estar expostas a menos factores de risco.
Estima-se que os vegetarianos têm até 15% menos probabilidades de sofrer de cancro durante a sua vida.
Não é possível especificar em cada um dos tipos de cancro que existem; to
cancro