Transcrição Benefícios de uma dieta vegetariana
Todos os anos aumenta a tendência para o vegetarianismo, um estilo de alimentação que se apresenta como uma alternativa para sustentar uma dieta saudável, que ajuda a perder peso e é amiga do ambiente. No entanto, esta dieta também tem muitos detractores, que, de certa forma, alertam para as deficiências e danos que o corpo pode sofrer ao abandonar completamente o consumo de carne.
A verdade é que a dieta vegetariana, que tem sido testada e comprovada há muitos anos, tem mostrado benefícios consideráveis em muitas áreas da saúde. De seguida, discutiremos os benefícios comprovados de uma dieta vegetariana.
Benefícios atribuídos à dieta vegetariana: Manter uma dieta vegetariana como estilo de alimentação provou ser altamente eficiente na redução da nossa gordura corporal, a perda de peso é notória a partir de algumas semanas após o início da mesma. Tudo isto aponta para que seja uma dieta útil para reduzir a gordura no nosso corpo, o que pode significar um mecanismo eficaz para contrariar os elevados problemas de obesidade que existem atualmente. Através de uma dieta vegetariana bem preparada, podemos ter acesso a uma dieta rica que, por sua vez, faz o seu trabalho de reduzir a gordura no corpo.
Mas esta perda de gordura é acompanhada de muitos outros benefícios. Exemplos dos anteriores são:
- Diminuição do colesterol no organismo; controlo da pressão arterial e estabilidade nos triglicéridos; elevada eficácia contra a diabetes tipo dois e melhorias na sensibilidade à insulina. Todas estas são consequências razoáveis da redução dos níveis de gordura no nosso corpo.
- Relacionado com o anterior, a doença coronária, atualmente a mais comum em muitos países, mostra uma diminuição notável naqueles que assumem o vegetarianismo como estilo de vida, pelo que a saúde do nosso coração e do sistema cardiovascular em geral tende a melhorar significativamente quando eliminamos a fonte das doenças mais comuns que atacam o sistema cardiovascular.
- No que diz respeito ao cancro, os resultados são muito encorajadores. A dieta vegetariana tem-se mostrado eficaz na prevenção de pelo menos quatro tipos de cancro, incluindo o cancro da mama e do ovário. Existem estudos que relacionam a ingestão de carne com o desenvolvimento de células cancerígenas, pelo que a adoção de um estilo vegetariano pode ser útil a este respeito.
O sistema esquelético em geral apresenta melhorias notáveis, uma vez que fortalece a estrutura dos ossos, ajudando a combater doenças tão dolorosas como a artrite.
Ao contrário do que muitos defendem em relação a não induzir as crianças a consumir uma dieta vegetariana, pois poderia representar uma certa carência de nutrientes necessários ao desenvolvimento do organismo da criança, hoje em dia temos a posição da American Dietetic Association, que defende que as crianças que recorrem ao vegetarianismo como estilo de alimentação, apresentam resultados positivos no que diz respeito à aquisição de nutrientes, crescimento, desenvolvimento do corpo, entre outros. Assim, recomendam uma dieta vegetariana para pessoas de qualquer idade, onde de uma forma bem confeccionada podemos ter acesso a todos os nutrientes que o nosso corpo necessita. Na mesma linha, salientam que não há risco de deficiências para mulheres grávidas ou que estejam a amamentar. Atletas ou pessoas de alto rendimento também podem encontrar nesta dieta uma forma saudável e nutritiva de alimentação.
Como se pode verificar, os benefícios associados a uma dieta vegetariana evidenciam o seu carácter inclusivo, uma vez que não existem limites de idade ou condições físicas que proíbam uma determinada pessoa de se aproximar deste tipo de dieta. Ao mesmo tempo, os resultados demonstrados na prevenção de muitas doenças, apresentam a dieta vegetariana como uma alternativa saudável e eficaz para perder peso.
beneficios