LOGIN

REGISTO
Buscador

Anorexia na alimentação vegetariana

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Anorexia na alimentação vegetariana


Vamos agora falar de uma das doenças mais complexas no domínio da nutrição. A anorexia, como o extremo oposto da obesidade, pode ser igualmente prejudicial e perigosa. Só em países como a Espanha, a anorexia afecta mais de meio milhão de pessoas por ano e, a nível internacional, provoca a morte de 5 em cada 1000 pessoas que dela sofrem.

A anorexia pode muitas vezes ser uma doença mais difícil de detetar do que a obesidade. Acontece que as pessoas que sofrem de anorexia geralmente atingem este estado voluntariamente, conseguindo mesmo ver-se a si próprias como tendo uma aparência saudável ou ligeiramente acima do peso.

Neste guia, vamos discutir as principais caraterísticas desta perturbação, bem como a relação que pode ter com as pessoas que seguem uma dieta vegetariana ou que estão prestes a seguir uma dieta vegetariana.

A anorexia: A anorexia é uma perturbação alimentar que se baseia em fortes alterações do estado psicológico da pessoa que a sofre. Muitos doentes referem ter perdido o apetite, mas esta perda de apetite não está necessariamente relacionada com problemas digestivos, mas tem origem na própria psique do indivíduo, que se auto-sabota na perceção das quantidades de alimentos ingeridos, dos cheiros e dos sabores dos alimentos.

Os riscos desta doença estão associados ao desenvolvimento de doenças fatais como a caquexia, o hipotiroidismo, o cancro ou perturbações psicológicas graves.

A anorexia é abordada em vários domínios da saúde, como a nutrição e a psicologia. É necessária uma ação coordenada para trabalhar o estado psicológico do doente e a reconstrução do seu organismo, modificando o seu comportamento e os seus hábitos alimentares.

No que diz respeito à nutrição, centrar-nos-emos no tema que nos preocupa, a dieta vegetariana.

Anorexia e dieta vegetariana: A dieta vegetariana é frequentemente considerada como uma dieta eficaz para a perda de peso, pobre em calorias e saudável. Embora tudo isto seja verdade, esta ideia não deve levar-nos a pensar que uma pessoa anoréctica não pode seguir um estilo de vida vegetariano.

Antes de mais, devemos começar por esclarecer que quem sofre de anorexia deve submeter-se às mãos de um especialista, pois não se trata de comer um alimento ou outro, mas sim de que os nossos planos alimentares devem ser rigorosamente planeados e controlados por pessoal treinado no tratamento destes problemas.

Se o doente com anorexia tiver mantido uma dieta vegetariana durante um certo período de tempo, não é correto induzi-lo a abandonar este tipo de dieta. Se já é uma pessoa que tem problemas com os alimentos a que está adaptada, uma mudança brusca no tipo de alimentos que ingere pode ter o efeito contr


anorexia

Publicações Recentes de nutricao vegetariana

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?