Transcrição Proposta de uma dieta DETOX saudável
Se a alimentação passou para o topo da sua lista de prioridades, se está disposto a fazer um esforço e se confia no seu nutricionista para elaborar um plano alimentar saudável, totalmente adaptado às suas necessidades, é o momento ideal para iniciar uma grande mudança nos seus hábitos alimentares, que terá um impacto positivo na sua saúde e em todas as esferas da sua vida.
Para conseguir a melhor desintoxicação do organismo, não se trata de fazer uma dieta extremamente rigorosa durante um, dois ou três dias, mas sim de uma transformação progressiva dos nossos hábitos alimentares; por isso, embora seja praticamente indispensável efetuar uma primeira purificação mais rigorosa, o mais importante é manter uma alimentação saudável para toda a vida depois de ultrapassada esta fase.
A dieta Detox que propomos tem uma duração de 11 dias e divide-se em três fases principais:
- Fase de eliminação, que deve ser efectuada entre o primeiro e o quinto dia. Implica grandes alterações na sua alimentação para preparar o seu organismo para a fase principal. Esta fase pode ser comparada ao aquecimento físico que os desportistas fazem antes de uma sessão de treino ou de um jogo.
- A fase antioxidante, que deve ter lugar entre o sexto e o décimo primeiro dia, é a fase em que se efectua a desintoxicação principal dos seus órgãos e sistemas.
- Fase de manutenção: a partir do décimo primeiro dia, o objetivo desta fase é garantir que as alterações introduzidas no seu organismo perdurem no tempo.
Primeira fase de eliminação: Durante os primeiros cinco dias, todos os alimentos que dificultam a desintoxicação do fígado, dos rins e do cólon serão excluídos da dieta e, ao mesmo tempo, será aumentado o consumo de alimentos que promovem o processo de desintoxicação dos mesmos órgãos. Esta fase ajuda a fortalecer o sistema imunitário e inicia o processo de eliminação de toxinas.
Os alimentos que devem ser excluídos da dieta durante esta fase são:
- Bebidas alcoólicas, café, chá verde, açúcar, lacticínios, alimentos que contenham glúten, alimentos processados e conservados, entre outros.
- Os alimentos incluídos na dieta devem ser orgânicos, frescos e puros (não podem ter outros ingredientes).
Os mais recomendados são:
- Verduras, legumes, frutas, cereais integrais sem glúten (arroz e trigo sarraceno), frutas frescas; leguminosas orgânicas, aves, peixes brancos, ovos; azeite, óleo de peixe; condimentos e ervas aromáticas; e bebidas naturais (água filtrada, sumos de vegetais e frutas, água de coco, etc.).
Segunda fase antioxidante: A partir do sexto dia, o objetivo é aumentar o ritmo de desintoxicação. Para isso, recomenda-se acrescentar à dieta proposta na primeira fase, alguns alimentos leves (batidos de legumes e frutas) ricos em nutrientes antioxidantes e fibras. Para tal, são ideais os sumos Detox, preparados a partir de misturas de frutas e legumes como: aipo, maçã, brócolos, cenoura, frutos vermelhos, ananás, pepino e mirtilo, entre outros.
Durante esta fase, devem ser consumidos os mesmos alimentos propostos para a primeira fase e devem ser mantidas as mesmas proibições: bebidas alcoólicas, café, chá verde, açúcar, lacticínios, alimentos com glúten, alimentos processados e conservados, entre outros.
nutricao desintoxicacao